Antes de começarmos a falar sobre as tecnologias da Educação, que tal conhecermos um pouco sobre a história da educação no Brasil?
Assista o vídeo abaixo para se informar um pouco:
Sobre as tecnologias da Educação, assista o vídeo abaixo:
E aí ? Estamos mesmo preparados para esse novo desafio na Educação?
O que nós, professores, podemos fazer para "dar conta do recado"?
PARA SE APROFUNDAR:
- Assista abaixo duas aulas com o Professor Nilson José Machado da USP sobre Tecnologias e Educação:
Obs.: Para acessar, basta clicar no link acima.
Obs.: Para acessar, basta clicar no link acima.
Obs.: Para acessar, basta clicar no link acima.
- Leia dois artigos sobre o tema "Tecnologias na Educação" da Revista Tecnologias na Educação.
Obs.: Para acessar, basta clicar no link acima.
Seja por meio de celular, computador ou televisão, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de nossos alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil, exige treinamento dos professores. Pois os alunos são a "Geração Internet".Durante milênios, os filhos receberam o saber dos pais ou dos avós, hoje nos deparamos com um processo inverso, ou seja, são as crianças que dão aulas aos adultos. Consequência da chegada do computador e das novas tecnologias. Ou seja, as crianças, criadas com os videogames e o microchip, estão à frente dos pais. Essas crianças, já não constituem um ou outro exemplo, são, hoje em dia, uma realidade. E é com o passar dos anos que a diferença aumenta, diante de uma geração criada com um computador à frente e que não compreende como poderia o mundo funcionar antes, sem esse instrumento.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirConcordo com você. Estamos diante de uma "geração internet". Eles sabem tudo a respeito do mundo virtual, como utilizar ferramentas disponível no computador,notebook, tablet, enfim todos equipamentos. Muitos aprenderam sozinhos. Os professores tem receio ao lidar com estes equipamentos. Mas, precisamos acompanhar a evolução e aprender a manusear estes equipamentos. As tecnologias são ferramentas essenciais em nossas vidas . Devemos fazer bom uso delas no nosso dia a dia. Os educandos precisam sentir que educadores apesar de não terem nascidos nesta geração possuem capacidade de acompanhar a evolução tecnológica e aplicar seus recursos em seu meio didático-pedagógico.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirInvestir no Conceito familia... Na formação informal e capacitar os profissionais para adeguar as novas tecnologias e seus poderes transformadores.
ResponderExcluirAtravés da familia rever conceitos antigos, hoje esquecidos. Marina Dutra.
Concordo plenamente com você Marina hoje as escolas deveriam trabalhar mais o conceito e o significado de família com os alunos, ou seja, resgatar esse paradigma esquecido.
ExcluirBom, o professor tem que acompanhar a evolução das tecnologias, manter atualizado e fazer uso dos equipamentos tecnológicos. A tecnologia está inserida no mundo atual. E cabe o professor acompanhar e aproveitar os recursos disponíveis no mundo virtual. Suas aulas serão mais interativas e dinâmicas. Através do mundo virtual o professor poderá pesquisar, conectar com outro professor, trocar idéias, utilizar vários conteúdos. O mundo virtual é rico de idéias. Selecionar o que é de proveitoso e aplicar no seu dia a dia.
ResponderExcluirBoa Noite!
ExcluirConcordo com a Tatiana, precisamos capacitar os profissionais da educação para saber lidar com essa nova geração.Eles tem facilidade de fazerem pesquisa no google e utilizam os recursos tecnológicos todos os dias. Esses equipamentos como computador, notebook, celulares, tablet e vídeo- game fazem parte do dia a dia da sociedade atual. A educação precisa acompanhar esse avanço tecnológico, caso contrário encontraremos alunos desinteressados pelo processo ensino aprendizado, pois a tecnológia está dominando o mundo, quem não souber utilizá-la, ficará fora do mercado de trabalho.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO professor é este agente da informação. A tecnologia é um recurso para que possamos alcançar uma gama de informação, sendo que precisamos ter a mínima noção de como podemos alcançar proporções grandes sem desviar o objetivo. Então faremos sim uso das TIC's.
ResponderExcluirConcordo com a Rosianne .
ExcluirA primeira coisa é se adaptar a todas as formas de tecnologias disponíveis e agir de acordo com o uso e auxílio de todos os recursos atuais para o ensino e para o exercício da docência.
ResponderExcluirConcordo, pois ao nos adaptarmos estamos nos preparando para utilizar e desenvolver atividades através dos recursos tecnológicos disponíveis e acessíveis. O uso desses novos recursos requer a aceitação inicialmente para depois utilizar dentro de qualquer ambiente profissional. Para tanto podemos usar recursos e ferramentas tecnológicas de todos os tipos em sala de aula e somar aos nossos recursos já utilizados. Mas é imprescindível sermos acima de tudo reconhecedores de nossos limites como seres humanos.
ExcluirO professor deve acompanhar os avanços tecnológicos, manusear um computador em sala de aula é fundamental para o aprendizado do educando,uma vez que o educando atual já convive no meio da modernidade tecnológica.Ainda deparamos com professores que não conseguem operar um computador em sala de aula.
ExcluirO desafio do professor hoje é descobrir como as tecnologias podem contribuir para o crescimento educacional dos alunos. Tentar ver as ferramentas tecnológicas como um apoio e um aliado e não bater de frente, pois jamais venceríamos.
ResponderExcluirCertamente muitos adolescentes e até crianças de 4 ou 5 anos, já dominam certas ferramentas tecnológicas com mais facilidade do que algumas pessoas que são da época da datilografia, da lousa e giz. Porém tudo transforma muito rapidamente e assim que aquele professor resistente às tecnologias se deixar levar pelas facilidades, pela beleza e praticidade de tais recursos, abraçará sem dúvida a ideia e se modernizará, como muitos já tem feito até o momento.
ResponderExcluirDevemos usar a tecnologia a nosso favor, para ajudar no processo de aprendizagem do aluno.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA Tecnológia está conquistando o mundo, a educação deverá acompanhar esse avanço tecnológico, começar a usar esse recursos tecnológicos como recursos didáticos nos planos de aula. O data show, o computador, a internet se forem usados corretamente, podem auxiliar o aluno no processo ensino aprendizagem,mas é preciso capacitar os profissionais da educação. Utilizando a Educação a Distância para treinamento em serviço.
ExcluirAs diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia dos alunos, e para que os professores não fiquem para trás, é preciso que os mesmos façam cursos que os deixem letrados digitalmente, para que possam usar as tecnologias de forma inovadora, o celular, computador, TV via satélite, etc. para que auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula. Além da necessidade do professor se graduar digitalmente, é preciso melhorar a infraestrutura elétrica e tecnológica das escolas e melhorar o acesso à rede.
ResponderExcluirolá!! boa noite a todos.
ResponderExcluirCom a expansão das tecnologias ela se dá informação e se dá comunicação,amplia-se a noção de ensina.Com essa dinamização tecnologicas forçou também uma redefinição dos planejamento com vistas a ampliar e a aperfeiçoar métodos de gestão e de funcionamento dos sistemas de comunicação próprios do processo de ensino e apredizagem.
A pergunta é: Estamos preparados para o novo desafio de Educação e o que nós professores podemos fazer para dar conta do recado?
ResponderExcluirEu não diria que estamos preparados para tanta tecnologia, mas devemos procurar nos capacitar e nos aperfeiçoar todos os dias. Concordo com a Naligia (autora do primeiro artigo) somos uma Sociedade de Informação, temos em nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas. Precisamos nos atualizar em todo o tempo, para que possamos ser não somente transmissores de informação, mas professores orientadores no processo ensino-aprendizagem. O mundo evoluiu. a tecnologia chegou às escolas, apesar de em alguns ambientes educativos esse processo seja tímido (devido ao fato de esbarrar em alguns obstáculos), ainda assim ela vem crescendo rapidamente. Nossas crianças estão cada dia mais independentes e questionadoras e nós educadores precisamos nos posicionar de maneira positiva para adquirirmos mais conhecimento na área tecnológica e darmos conta do recado.
Galera vale a pena assistir aos vídeos do professor Nilson José, falando sobre a tecnologia e educação, com certeza vai acrescentar o seu conhecimento. É interessante a maneira como ele explica o casamento da técnica com o estudo, o cara é muito fera, tem várias outra aulas dele no youtube, eu estou fazendo pedagogia e elas tem me ajudado no curso.
ResponderExcluirÉ necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado. Precisamos nos atualizar em todo o tempo, para que possamos ser não somente transmissores de informação, mas professores orientadores no processo ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirRealmente o vídeo sobre a tecnologia e educação acrescenta muito a cerca do assunto e aumenta nosso conhecimento. É necessário que saibamos relacionar teoria e prática para avançarmos como educadores.
ResponderExcluirNa escola que trabalho todos os alunos ganharam um laptop, mas muitos professores não tinham um curso ou treinamento para usar dessa tecnologia a seu favor. Foi uma mudança muito importante pois vejo que os alunos se interessam nas aulas a qual o professor utiliza da tecnologia a seu favor.
Hoje, estamos na era da informática, há tempos atrás os pais se preocupavam em comprar livros, enciclopédias caras para que seus filhos pudessem pesquisar e melhorar seus conhecimentos. Tudo mudou, os pais agora se preocupam em comprar um computador para seus filhos e para seu próprio uso. As pessoas através da informatização estão ligadas ao mundo e ao conhecimento, e os profissionais da educação não podem ficar de fora, precisam mesmmo é acompanhar a evolução tecnológica.
ResponderExcluirA informatização nas escolas deixou os alunos preguiçosos na escrita e na leitura, com isto os livros estão ficando de lado é muito fácil sentar em frente um computador para pesquisa porque acha tudo pronto é só imprimir. Foi um grande avanço muito bom, mas o aluno precisa usar a seu favor ter sabedoria e saber acompanhar a tão sonhada tecnologia porque se não fica fora da realidade.
ResponderExcluirA tecnologia hoje esta evoluindo muito rápido cada dia que passa tem uma novidade programas mais sofisticados e isso chama muita atenção das crianças e adolescentes, tudo que é novidade desperta o interesse.Todo essa tecnologia e todo esse interesse pode ajuda na sala de aula sabendo introduzir diariamente sem atrapalhar o professor.O unico problema é que deixa o aluno preguiçoso com tantas facilidades.
ResponderExcluirAdorei os videos com o professor Nilson José Machado, anotei cada detalhe falado,um conhecimento profundo e bem explicado relacionado a tecnologia,anotei as indicações dos livros ao qual ele citou muito interessante! autores como NEIL, Contê, Max e assim por diante a visão desses autores do passado e ao qual refere a tecnologia de hoje.
ResponderExcluirO artigo 1º, da revista aonde fala sobre a preparação dos profissionais relacionado com o andamento da tecnologia o alerta de uma preparação e a importância de estar sempre atualizando.O artigo 2º, fala da proposta da tecnologia nas escolas e a interação aluno e professores aimportãncia de um novo aprendizado e o apoio do ministério.
Muito bom!
Bom dia!
ResponderExcluirOlá Colegas,
A tecnológica é fascinante, mas nós educadores devemos orientar nossos alunos, quanto ao uso inadequado dos recursos tecnológicos, pois o que é divulgado na Web não tem como apagar fica gravado para o resto da vida. Devemos conscientizar os alunos evitando sites perigosos e vírus online. " A tecnológia é útil para quem sabe usá-la corretamente. "
A tecnologia é mesmo fascinante, mas os educadores de um modo geral não estão à altura dos educandos, de fato há uma inversão de papeis entre educando e educadores. Desta forma fica muito difícil o educador acompanhar e instruir sobre o mau uso da tecnologia. Como sites inadequados, sobre os perigos da tecnologia, que podem ser tanto quanto os benefícios.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA tecnologia é uma ferramenta essencial na atualidade, tende a nos auxiliar muito na educação e saúde. Devemos sim é orientar os educandos quanto ao acesso a site e redes que forneçam informações seguras no que buscam. Educar para o futuro e "usar e abusar" hoje dessas ferramentas, que tornam as ações de saúde e educação mais interessantes;"predem" a atenção de jovens e crianças e quando a utilizamos como pesquisa, despertam maior interesse de todos. As escolas devem usar mais dessa tecnológia em todas as disciplinas, favorecendo o aprendizado e formando cidadãos. Não podemos deixar de lado a necessidade da constante da atualização técnica no uso das ferramentas, que acreidto que deve inicialmente previlegiar o professor, que será multiplicador dessas técnicas e assim as salas de informáticas serão melhor aproveitada por todos.
ResponderExcluirPercebe-se que nos dias de hoje não tem jeito de fazer educação sem tecnologia, pois dependemos dela o tempo todo, através de vídeos, televisão, computadores, internet e outros. Devemos sempre nos atualizarmos para fazermos uma educação de qualidade.
ResponderExcluirAs tecnologias estão presentes em todos os lugares,e temos que nos capacitar para nos orientar e orientar nossos alunos no uso correto das mesmas,não deixando as de lado e sim indo em busca de cursos de capacitação,pois elas estão veloz neste mundo globalizado
ResponderExcluirBoa Tarde, a todos!
ResponderExcluirA nova tecnologia é uma verdadeira onda de chegando a ser um circulo vicioso entre adolescentes e jovens, uma fascinação,no entanto, se torna necessário que o educador esteja preparado atualizado, pois, a nova geração vem contudo na internet e cada vez mais próximo de novidades que a cada dia chegam por meio de redes sociais, entre outras comunicações. Acredito que deva sim ter meio de acesso a internet para alunos nas escolas, porem o governo deveria oferecer cursos profissionalizantes para diversos educadores, para que assim possa ter um intercambio melhor com seu educando,usando a tecnologia como ferramente de trabalho não é uma tarefa fácil, hoje em dia as crianças sabem mais de meios de comunicação do que os adultos e isso se torna complicado. Mas acredito que nós educadores temos capacidade de aprender junto e poder assim acompanhar essa evolução tecnologia que tanto nos amedronta, mostrando que com determinação e força de vontade chegamos lá... juntos ou a frente de nossos educandos, aplicando recursos pedagógicos e troca de experiencias.
Boa noite!
ResponderExcluirPenso que maioria dos professores estão capacitados quanto ao uso das tecnologias. O que não temos é recursos nas escolas. Um professor no Brasil vale tão pouco e não tem muito o que fazer para inovar suas aulas. Enquanto nossos alunos estão vivendo o século XXI as escolas pararam no século XVIII. Talvez seja esse o motivo de tanta violência e desmotivação por parte dos alunos.
Maria José 02 de maio de 2013
É interessante ver como a tecnologia vem se inovando a cada dia e temos que aprender a usa-la de forma correta ou seja, é uma ótima ferramenta para se trabalhar com a educação, mas a tecnologia também pode atrapalhar os estudos caso não a usamos de forma correta dentro das escolas. Nos dias de hoje, deparamos com alunos dentro de salas de aulas utilizando celulares, ipods, notebooks, etc, mas ao invés de estudares, acabam por se envolver com outras coisas fora dos estudos. Então, vejo que é necessário criar um disciplina que mostra como tirar proveito da tecnologia dentro e fora das salas de aulas.
ResponderExcluirCom certeza os vídeos são inspiradores para que possamos refletir acerca da evolução da educação, suas vertentes políticas, sociais e culturais mas acima de tudo pela oportunidade de compreendermos que em cada período da história, e sua evolução temos a interferencia das transformações sociais. Vemos o quanto atualmente a tecnologia interfere no processo de ensino aprendizagem. Os professores devem estar atentos e cientes que é fundamental acompanhar e conhecer as evoluções tecnológicas, mas existe algo de simples e fenomenal que a tecnologia não pode modificar a possibilidade de libertação, de gerar critica e da possibilidade de pensar individualmente sobre o conhecimento, essa é a riqueza do aprendizado.
ResponderExcluirA tecnologia deve ser uma ferramenta, ou seja, mais uma no processo de aprendizagem, mas não pode substituir por exemplo, o poder da leitura, de manusear o livro e fazer dele uma instrumento de imaginação e libertação.
Bom dia, colegas! Creio que usar a tecnologia em suas múltiplas formas para educação, é algo indiscutível e com certeza ela traz inúmeros recursos para incrementar uma aula. Vejo, porém que se o sistema educacional em sua estrutura básica tem de ser revisto no contexto professor-aluno, a fim de ter efeitos necessários e esperados.
ExcluirA tecnologia na escola é uma necessidade indiscutível, mas para implementá-la de forma aplicada, precisa-se estruturar todo o sistema educacional, senão será apenas um recurso com pouca funcionalidade.
ExcluirNa verdade nos professores temos que mudar nossas atitudes,com procedimentos voltados as novas tecnologias. Antigamente o professor usava praticamente a voz como recurso didático, hoje temos muitos caminhos. Basta ficarmos atentos as mudanças, pois, tem muita sala de aula que é da mesma forma de 50 anos atrás. Nada mudou, nada se criou.
ResponderExcluirAcredito que a educação do nosso país pode ser melhorada com ética, respeito, dignidade... Transformações vem ocorrendo, mas há muito ainda a se fazer. Se temos a tecnologia a disposição, porque não utiliza-la como uma pratica pedagógica ao nosso favor, porém necessitamos de recursos dentro das escolas para que ocorra efetivamente o ensino e aprendizagem por meio das novas tecnologias que tanto chamam atenção de crianças, jovens e adultos. O professor pode e deve inovar a cada dia, buscar maneiras de despertar o interesse no educando. Enquanto ao governo acredito que deva oferecer melhores condições de trabalho ao professor, com capacitação, melhores salários, valorização da classe...
ResponderExcluirA família anda junto nesse processo, pois educação também vem através de casa. Juntos podemos modificar a nossa sociedade e evoluir para uma qualidade de educação mais eficiente em nosso país.
Estou de acordo com a colega Maria Silva pois a utilização das tecnologias de informação e Comunicação na educação, é possível, transformadora e estaremos preparado usar todo esse recurso se buscarmos sempre a formação continuada, para o fortalecimento e enriquecimento para o exercício de nossa docência.
ResponderExcluirAs tecnologias estão adentrando cada vez mais os lares, escolas e diversos ambientes.E cada vez mais comum encontrarmos os nossos alunos com celulares nos corredores da escola, e se, nós professores não estivermos também informatizados não daremos conta realmente do recado. Hoje o facebook esta acabando com o vocabulário, mas e aí o que devemos fazer? Devemos leva - los a pensar, podemos usa roupa de gala que se usa em eventos formais para irmos ao clube? Ou temos que nos adequar conforme o ambiente? Da mesma maneira estamos lidando com as novas tecnologias, devemos levar os nossos alunos a refletir sobre o uso da escrita e suas formalidades dentro e fora do ambiente virtual, com isso estaremos ensinando as diversas funções das tecnologias.
ResponderExcluirOi pessoal estou procurando referencias sobre o tema é educação através dos meios virtuais (vídeos, jogos, etc.) Preciso de fontes para fundamentar a teoria. Um dos sub temas que resolvi explorar são os neurônios espelho, alguém pode sugerir outros sub temas correlacionados?
ResponderExcluirquer puder ajudar agradeço
abraços
se puderem me ajudar meu e-mail: gel_mor@yahoo.com.br
angela