Vamos conhecer um pouco mais sobre a história da "Saúde na Escola"? Para isso, leia o artigo abaixo:
Obs.: Para acessar, basta clicar no link acima.
Após essa leitura, repare na figura abaixo divulgada pelo Governo:
Figura retirada do site: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/
Você consegue se identificar na figura? Caso consiga, comente sobre as suas responsabilidades com a "Saúde na Escola"?
Como educadores,somos reponsáveis pelo bem estar dos nossos alunos. A saúde é de extrema importância para uma boa aprendizagem. Uma criança aprende melhor se sentir bem, se sentir segura na escola em que estuda sabendo que essa presta-lhe o serviço de saúde necessário,como: cuidar dos dentes, dos olhos, do psicológico....A Escola tem que ser parceira da família tanto no pedagógico como na saúde.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa Noite!
ExcluirConcordo com a professora Edna a Saúde é fundamental para a aprendizagem do aluno. Uma criança saudável produz mais, que uma criança com problema de saúde e psicológico.A Saúde é fundamental, mas a família também tem que apoiar esse aluno no processo ensino aprendizagem, não adianta o governo investir, o professor incentivar, se a família não abraçar a causa. Maria Aparecida Silva.
Cara Maria Aparecida,concordo com você quando diz que a Saúde é fundamental para a aprendizagem do aluno. Isso é fato e não adianta a sociedade negar. Mas quanto a família abraçar a causa.... (entenda bem, estou somente escrevendo porque eu vivo situações de completo descaso de algumas famílias na minha realidade escolar)...e mesmo que ela não faça isso, o que fazermos? Nós, Educadores, cruzaremos os braços? Muitas vezes vem a sensação de impotência diante da realidade.
ExcluirGrande abraço
Também faço essa mesma pergunta Dona Vanda. Tentamos dar o melhor de nós, como profissionais educadores, mas muitos das vezes a família não acompanha, não tem interesse de estar presente na vida escolar dos seus filhos.
ExcluirFico triste pois vivencio essa realidade,criança com problema de vista, de audição,odontológico, e a família parece que não percebe a necessidade, então a Escola é que tem que tomar as devidas providências e muitas vezes,essa providencia o atendimento necessário,solicita um responsável para acompanhar o menor e esse não tem nem o compromisso de atender a solicitação. Fica difícil, infelizmente muitos pais terceirizaram a educação dos filhos e vê a Escola como responsável em tudo que diz respeito à criança. Temos sim que resgatar a família,fazemos isso todo o tempo chamando-a a realidade, mas enquanto eles não assumem seu papel na história temos que dar o suporte necessário aos nossos alunos.
ExcluirOlá, boa noite!
ResponderExcluirSim eu consigo me identificar na figura sim , pois, nos como educadores somos por "dever" responsáveis legais pelo bem estar das nossas crianças e alem disso a saúde é um bem necessário para o desenrolar do aprendizado. Como disse nossa colega Edna prof de historia, a criança aprende melhor se sentir segura e bem cuidada na escola em que estuda. Trabalhei em um CEMEI que toda semana um grupo de estagiários de ortodontia faziam um checape nos dentinhos de nossas crianças e elas gostavam muito, pois a maioria nem escovavam os dentes em casa, então creio que a saúde é um dos fatores primordial na educação, porque criança bem cuidada é criança desenvolvida.
Ola á todos!!
ResponderExcluirGostei muito desta foto ela retrata a necessidade de todos os autores envolvidos na educaÇão formal das crianças realizar atividades de ProteÇão e Garantia dos Direitos, utilizando este campo repleto de possibilidades de transformaÇão Social.
Marina Dutra
Sim, consigo me identificar com esta figura. Tenho consciência que cada envolvido deverá desempenhar o seu papel na educação e saúde dentro da escola. Os educandos tem direito a uma educação permanente em saúde com prevenção contra doenças e vícios e será orientados e assistidos adequadamente por profissionais desta área. É de suma importância este acompanhamento de saúde dentro da escola. Portando, educandos saudáveis serão capazes de melhorar sua aprendizagem.
ResponderExcluirCom certeza, consigo me identificar, pois sou professora e tenho uma preocupação muito grande com meus alunos.No momento estou atuando somente com educação infantil(4 anos)e faz parte da rotina deles, a escovação dos dentes, o uso adequado do banheiro e a higienização das mãos, profissionais dos postos de saúde bucal,visitam a escola, levam material de higiene e orientam os alunos também na escovação, o uso do fio dental...etc, alem disso temos que zelar pela saúde fisica e psicológica desses alunos para que possam desenvolver suas capacidades de construção de aprendizagem para que fiquem saudaveis,tenham clareza, sabedoria e possam exercer sua cidadania.
ResponderExcluirAcrdito, que um educador esta sempre envolvido, não só com o pedagógico, mas com a vida social,saúde,englobando o aluno como um todo. A aprendizagem se faz, através de um conjunto de valores e atitudes.
ResponderExcluirMe identifico, como um anjo protetor amo o que faço, gosto muito de cada criança que esta no Centro de Educação a preocupação do bem estar de cada um é muito importante, saúde em primeiro lugar só não temos muito apoio do PSF próximo, mas trabalhamos com muita higiene principalmente em época de frio que doenças respiratórias são mais frequentes. Usamos muito higienizar as mãos das crianças com álcool gel, não sei se é certo ou não. Zenaide
ResponderExcluirGostei das informações e é desta forma que podemos nos portar, como "anjos protetores". Fazer essa parceria: professores e profissionais da saúde, colocando em prática projetos que de fato possa proporcionar saúde na escola. Formar hábitos na Comunidade Escolar.
ResponderExcluirTODOS NÓS CONSIGUIMOS NOS IDENTIFICAR, O EDUCADOR É COMO UM ANJO PROTETOR.
ResponderExcluirEssa identificação acontece quando me vejo buscando aprimorar meus conhecimentos para melhor desenvolver meu trabalho com todos os alunos sobre o tema de saúde.
ResponderExcluirCertamente Maria, pois discutir saúde na escola e na educação hoje é mais que aplicar domínios de higiene e boa alimentação, por isso posso afirmar que ao me inscrever neste curso busquei ser mais anjo protetor ao que se refere ao aluno em todos os âmbitos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor muitos anos padronizaram a educação e saúde na escola como ensino de hábitos saudáveis e higiene, hoje me sinto mais anjo protetor por buscar através da educação em saúde ir por outros ambientes sociais e culturais, buscando explorar educação ambiental, psicológica e social do aluno.
ResponderExcluirNão sei o que está acontecendo, mas quando publico minhas intervenções aparece esse perfil, meu nome é MARIA DA PENHA PRUDENTE DE OLIVEIRA E SILVA- IPANEMA/MG
ResponderExcluirMe identifico como um dos anjos da figura, porque como educadora tenho a responsabilidade e compromisso
ResponderExcluirde fazer o que estiver ao meu alcance para que o meu aluno esteja saudável em todo aspecto,fisicamente e psicologicamente, e posso fazer isso através de informações dadas ao aluno e também à família, atividades escritas sobre doenças, prevenção e sintomas, e também atividades como lavar as mãos e escovação dos dentes.
fazer parceria da escola com profissionais de outras áreas, como dentista, médicos e funcionários do PSF,através de palestras, vídeos, etc...
Boa Noite a Todos!
ResponderExcluirA gravura acima a meu ver, demontra a união entre a educação com a saúde. Todas com um unico foco, a saúde de nossas crinaças e adolescentes. Essa parceria tem tudo para dar muito certo. Desenvolver promoção e prevenção, necessita de orientação e de educação, para que as pessoas começem a ter hábitos mais saúdaveis em suas vidas.E comçar pelas crianças e adolescentes, é começar a plantar uma sementinha, que concerteza se bem plantada, germinará e dará lindos frutos. Sem falar que serão multiplicadores de saúde na sociedade.
Abraços a Todos,
Mariana
Nos identificamos com a figura sim, pois devemos de fato caminhar lado a lado com a saúde escolar, dando apoio ao projeto, ajudando na prevenção de inúmeras doenças. Não vamos ter o privilégio de Johan Peter Frank que teve seu reconhecimento como pai da saúde escolar, devido a sua obra "Sistema Frank", mas podemos dar nossa contribuição e fazer a diferença. Achei incrível que Johan nos desperta a entender que uma simples prevenção de acidentes, como um ato comumente de tirar uma vassoura do caminho, já protege o aluno de tropeçar e machucar. Somos anjos protetores das nossas crianças em todo tempo. Amei.
ResponderExcluirAgora outra coisa interessante é a recomendação do PSE de enviar uma equipe de saúde da família para realizar visitas periódicas às escolas, isso com certeza trará maiores resultados à saúde do educando.
Boa Noite!
ExcluirOlá Colegas,
Concordo com Ana Lúcia,
Gostei de saber que o PSE irá enviar uma equipe de saúde da família para realizar visitas periódicas as escolas. Acredito que eles auxiliarão os professores nos cuidados com a higiêne, uso correto da escova de dente e fio dental.Outro fato importante na educação é orientar as crianças e os pais da necessidade de vacinar contra doêncas como: sarampo, caxumba,tétano, etc...
Com certeza conseguimos nos identificar com a figura.A educação se constrói com qualidade de vida, e qualidade de vida significa ter disponíveis vários recursos a disposição como: saúde, por meio de saneamento básico, saúde coletiva, prevenção de doenças e agravos, saúde psicológica, meios esses que através desta unificação escola+saúde( PSF), permite uma boa conduta e educação permanente das crianças por nós assistidos, principalmente com palestras e diagnóstico precoce de doenças da infância. Somos responsáveis por nossas crianças!!!
ResponderExcluirOlá a todos,
ResponderExcluirestou muito ansiosa para começar definitivamente este curso, trabalho com educação especial em uma instituição especializada, neste caso o desenvolvimento social, educacional, psico e motor e intectual estão intimamente ligados. Foi interessante ler no artigo apresentado a profundidade do conceito de educação na escola ou educação escolar. A análise dos temas ligados a saúde passa do "superficial" das moléstias para a complexidades do bem estar fisico, social, sexual e ambiental.
Ei galeraaaaaaa, já saíu a autorização para início do nosso tão esperado curso, agora é ficar na torcida pra que sejamos classificados. A partir da próxima semana provavelmente teremos novas informações, não esqueçam de olharem o email, beijos.
ExcluirQuando a figura da publicidade do governo, evidencia a junção entre a escola na figura da professora e da saúde na figura do enfermeiro, ambos em prol da formação do educando.
ResponderExcluirA figura nos abre o olhar para o "cuidar", não só dos alunos, mas também de todos os participantes do ambiente escolar. A iniciativa é explêndida! Parabéns ao governo e organizadores.
ResponderExcluirTodos nós educadores devemos cuidar dos nossos alunos, devemos prestar atençao no desenvolvimento deles e também devemos ensina-los a te higiene pessoal, e outros.
ResponderExcluirCom certeza!
ExcluirA figura ilustra não só o educador, mas a responsabilidade de todos os profissionais de saúde da atenção primária envolvidos no Programa Saúde na Escola.Como nutricionista da Alimentação Escolar, sou responsável por zelar pela segurança alimentar e nutricional dos escolares atendidos pelo PNAE.
ResponderExcluirDessa forma, as ações em saúde previstas no âmbito do PSE, a serem desenvolvidas em articulação com a Saúde e a Educação, deverão considerar a integralidade dos educandos, o que significa garantir a cada um deles o direito à avaliação clínica, oftalmológica, auditiva, psicossocial, saúde e higiene bucal, avaliação
ResponderExcluirnutricional, promoção da alimentação saudável, bem como o acesso a ações educativas que lhes garantam educação permanente em saúde – aqui incluídas a atividade física e saúde -, através de uma cultura da prevenção no âmbito escolar.
Referência: A saúde na escola: um breve resgate histórico
Health at school: a brief history
‘ A educação empenhada em trabalhar a prevenção das doenças e o cuidado com a higiene é fundamental para ter uma criança saudável e interessada no processo ensino aprendizagem e o apoio do PSE nas avaliações clínicas através de profissionais : avaliação nutricional no ambiente escolar e psicossocial.
LUCIANNY MEIRELES DA CRUZ,
ResponderExcluirBom dia a todos!
A escola é um dos alicerces da educação, da cidadania e da formação de uma nação. É por meio dela que a criança inicia sua educação, sua integração e inclusão social, seus relacionamentos e seus potenciais, ou seja, relações complexas que
se estendem por toda a vida .A imagem tenta resgatar esta integração social e seus relacionamentos.
Taiobeiras, 27 de Abril de 2013
Como educadores temos a responsabilidade de esta sempre atentos porque temos a responsabilidade e compromisso de fazer o possível para que nossos aluno esteja saudável em todo aspecto, fisicamente e psicologicamente, e posso fazer isso através de informações dadas ao aluno e também à família.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirAo abordarmos o tema educação e saúde, entende-se que ambas estão intensamente relacionadas, especificamente educação para saúde. Várias ações vêm sendo seguidas para implementar a educação para a saúde, sendo o educador o principal responsável por este processo. Este deverá contribuir para o acréscimo do pensamento crítico do educando, fazendo que estes sigam procedimentos favoráveis à saúde, tornando a escola um ambiente para construção social da saúde.
A figura ilustra o professor e o médico cuidando da criança. O fator importante é que eles são vistos como anjos na vida criança e na verdade a criança consegue ter essa visão quando está sendo bem tratada. O Programa Saúde na Escola está sendo um fator muito importante para que o educando seja bem tratado e avance no seu processo estudantil. Entendemos que todo educador é responsável pelo educando, principalmente com o seu bem estar físico.
ResponderExcluirolá!!a todos.
ResponderExcluirA educação para a saúde é um instrumento viavel que devem ser utilizado pelos educadores na promoção de qualidade de vida na sociedade.Na comunidade escolar têm consciência da discursão da saúde dentro da escola,visando os beneficios aos alunos e a comunidade envolvida.
Nós, como profissionais da saúde, temos responsabilidade por oferecer a prevenção e promoção da saúde à população, especialmente dos escolares, no qual temos papel fundamental na conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde. Eles devem saber desde cedo da necessidade da adoção de hábitos de vida e de alimentação saudáveis, para tornar-se um adulto saudável e menos susceptível à varias doenças. Por outro lado, a escola é o local onde a criança passa grande parte do tempo, e, o professor, como educado, contribui de maneira ímpar para a construção de comportamentos saudáveis e de mudança de estilo de vida. Devemos juntos, educação e saúde, ser os agentes condutores desse processo para a mudança na realidade de saúde observada nos dias atuais.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMe identifico principalmente por trabalhar diretamente com a merenda feita em minha escola, pois trabalho no financeiro e faço compras, digo o que fazer e qual melhor alimentação para uma boa saúde servindo verduras variadas e frutas. O governo tem um papel fundamental e esse cartaz condiz com o que precisa ser feito. Sei também que a família e o PSF são importantes condutores nesse processo.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirNa escola a qual eu trabalho tem um cartaz sobre o "Programa de Educação e Saúde na Escola", e todos ficaram curiosos para saberem como funciona esse Programa, pois em muitos lugares ele não é bem divulgado. Considero que este será um curso muito válido para as Escolas e principalmente essa figura nos trás essa mudança e ajuda que será feita com os alunos.
Boa noite,
ResponderExcluirComo uma profissional da saúde, me sinto tanto responsável quanto ao educador, em promover saúde nas escolas. Os alunos, na verdade são os nossos multiplicadores, nós orientamos os mesmos sobre higiene, saúde, uma alimentação mais saudável e eles ao chegarem em casa repassam para seus pais o que lhes foi ensinado.
Boa Noite,
ResponderExcluirSim com certeza, consigo me identificar. O professor é um verdadeiro anjo protetor preocupa com o bem estar de seus alunos, adota hábitos saudáveis e agi com responsabilidade em relação à sua saúde. Porque criança bem cuidada é criança sadia e feliz.
Bom dia!
ResponderExcluirSim,o professor tem sido pai,mãe psicólogo etc... um multidisciplinar em um só profissional e sozinho tem demonstrado um ensino melhor e uma qualidade de vida interativa e elaborativa ao aluno!
Boa Tarde!
ResponderExcluirConsigo me ver nesta imagem sim, mas não como profissionais educadores e sim como a profissional de saúde que sou e devendo sempre estar levando ao próximo dicas de promoção e práticas de prevenção;desta forma me sinto responsável também por cada criança na escola que receberá este projeto.
Boa noite colegas!
ExcluirSem sombra de dúvidas, uma criança saudável tem disposição para realizar muitas atividades relacionadas com o seu cotidiano, principalmente na escola.Uma criança saudável tem disposição para estudar , brincar, relacionar-se bem com as pessoas, etc. E quando nos referimos à saúde destas crianças, envolve também à saúde do corpo, da mente e do social.
Sabemos que é obrigação dos nossos governantes oferecerem uma merenda de qualidade, balanceada e equilibrada para nossas crianças nas escolas, mas o que muitas vezes acontece é que desviam as verbas da merenda para outros fins como ocorreu em nossa cidade, deixando nossas crianças à mercê da assistência que elas têm direitos.
Hoje, faltam nas escolas profissionais como médicos (oculistas, otorrinos), psicólogos e outros,
para garantirem aos nossos educandos uma vida mais saudável.
Espero que ao realizar este curso eu possa, ou melhor nós possamos atuar nas escolas, desenvolvendo projetos em parceria com o governo do estado ou mesmo do município, no sentido de que realmente aconteça a saúde na escola .
Edileuza
Olá ,boa noite!
ResponderExcluirO programa saúde na escola visa contribuir na promoção de qualidade de vida na escola e na sociedade.
Nós educadores temos que estar envolvidos,não só no pedagógico,mas englobando o aluno como um todo.Somos anjos sim,quando buscamos o bem estar do educando.A elaboração de projetos de saúde na escola, faz com que
educandos tenham hábitos saudáveis e sejam multiplicadores na condução desse processo.Tornando o ambiente escolar uma construção social da saúde.
Sim,pois a educação é a base de tudo sem ela não tem como o pais se desenvolver e uma boa saúde deve se começa deste cedo com bons abitos.A saúde e a educação tem que ser uma via de mão unica onde as duas busquem o mesmo objetivo de concentizar deste cedo de como levar uma vida saudavel em todos os aspectos.Como profissional da saúde acho fundamental uma concentização onde os alunos apredendo na escola possa leva para casa informação e assim ajudando na sua propria saúde e na da sua familia.A informação é tudo para ter um bom desempenho durante a vida.
ResponderExcluirSim. Educação e saúde andam de mãos dadas. Não podemos mais trabalhar em caixinhas, devemos exercer nossas ações interligadas a rede intersetorial, tanto na educação como na saúde. O PSE traz de forma bem clara esse conceito em sua base. O ambiente escolar é muito propício a ações de cidadania.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirMe identifico com os dois anjinhos que estão sobre as crianças, pois a minha função é trabalhar para que as crianças tenham essa integração em educação e saúde, incentivando a escovação, hábitos de higiene, prevenção de doenças e etc. E já realizamos na nossa escola palestras sobre Dengue e Doença de Chagas para a conscientização de toda comunidade escolar e pais com as agentes de saúde do PSF.
Olá Maria das Graças,me identifico sua sua descrição.Sou Enfermeira e nossa trabalho também é a educação em Saúde. Acredito que proteção é trabalhar a prevenção.
Excluirabs
Olá Fernanda Morais e Maria das Graças , Concordo com vocês eles precisam sempre ser orientados sobre a saúde e coloca-las em práticas!
ExcluirO programa de educação e saúde na escola visa o bem estar dos alunos desde as ações mais simples a mais eficaz. Porem eu trabalho numa instituição carcerária a mais de dez anos, e não consigo perceber esse casamento entre educação e saúde.
ResponderExcluirOlá!! Boa tarde.
ExcluirVejo que é uma boa oportunidade para divulgar o PSE no seu ambiente de trabalho e fazer difundir essa ideia. Pois assim como o PSE visa o bem estar dos alunos desde as ações mais simples e eficaz, acredito que as pessoas com as quais trabalha se sentirão muito mais importantes e valorizadas, sem contar que o desenvolvimento nos estudos dos mesmos terão mais resultados positivos.
É. Vemos que Educação e Saúde na escola é histórico, portanto é muito importante resgatar essa ideia, não pelo simples fato de ser histórico, mas por sempre dar bons resultados. De certa forma, vivemos num país onde a educação tem muito o que acontecer para que seja de qualidade, mas para que aconteça de fato, é preciso abraçarmos esse trabalho com amor.
ResponderExcluirEstamos vendo o quanto o programa Saúde e educação na escola está contribuindo para a formação dos alunos e aos poucos nos deparamos com crianças e jovens beneficiados pelo programa. Isso é muito bom e nos faz acreditar num futuro com uma educação de qualidade para todos.
Boa noite.
ResponderExcluirPodemos perceber através do artigo e do cotidiano que é necessário essa
parceria escola e saúde um depende do outro, nossos alunos necessitam conhecer
a saúde de maneira mais profunda reconhecendo as necessidades de se ter higiene.
Nós como profissionais da educação temos que nos comprometer cada vez mais e mais
com a saúde de nossas crianças, jovens, ou seja, todo nosso publico com qual lidamos
diariamente.
A pratica diária de isentivo ao saber é o que consegue mobilizar mais e mais os que nos rodeiam.
Que seja dada condições de saúde a todos.
Boa Noite!
ResponderExcluirEducadores e profissionais da saúde são "anjos da guarda",interlocutores na comunidade em prol da saúde pública de qualidade.
Eu estou completamente envolvida e me sinto responsável pela saúde dos meus alunos. Já desenvolvi vários projetos como "Doping" , "Hidratação", "Roupas adequadas para a prática da Educação Física" e atualmente com o tema "Poluição Sonora/Danos causados pelo fone de ouvido".
ResponderExcluirEnquanto Educadores, preocupados com uma Educação de qualidade,me vejo nesta imagem do cartaz,que nosso objetivo,que nossos alunos tenham melhor qualidade de vida,para melhor aprendizagem.
ResponderExcluirContribuir para o desenvolvimento integral da criança durante o período escolar é uma das responsabilidades da escola. Me identifico com a gravura por me inquietar com um desenvolvimento de qualidade para cada criança durante o processo ensino aprendizagem.
ResponderExcluirMaria José 02 de maio de 2013
ResponderExcluirUma criança saudável aprende com mais facilidade.Portanto cabe a nós professores cuidar da saúde das crianças.
Como anjos na vida das crianças e jovens, devemos orienta-los que com "Saúde não se brinca" e tem que se cuidar. Porém para que isso aconteça, o PSE tem capacitado profissionais da educação como também da érea de saúde para trabalhar em favor de uma educação melhor para todos.
ResponderExcluirMe identifico no que diz a figura, pois me preocupo em educar e ao mesmo tempo em cuidar do bem estar dos meus alunos. Sempre brinco dizendo que os profissionais educadores de hoje são mais psicólogos do que professores. Tento entender o que se passa com o aluno fora do ambiente escolar, pois tudo que o rodeia na sua vida, reflete na sua conduta na escola. É como me vejo na figura, sendo como uma guardiã na educação e ao mesmo tempo sendo a responsável pela saúde dos alunos.
ResponderExcluirCreio que o alunado merece o que de fato é previsto em lei: uma educação que o alcance em todas as áreas e o professor deve ser mais um dos instrumentos nesse desenvolvendo e formação de cidadãos com direitos.
ExcluirSou sem sombra de dúvidas o anjo para os alunos. No ambiente escolar o aluno deve ser cercado de atenção e cuidado. O aluno deve estar bem de saúde para poder se concentrar e aprender tudo que a escola tem para lhe propiciar para sua vida inteira.
ResponderExcluirAcredito que é uma grande perspectiva para estudo, elaboração e acima de tudo grandes reflexões quanto a saúde e educação. Acredito que os profissionais de educação, como da área de saúde estão inteiramente comprometido com a questão da saúde dos alunos, é importantíssimo a integração desses profissionais na prevenção e assistência as necessidades na área de saúde de um localidade, comunidade escolar e seu entorno. Atualmente é imprescindível na questão da prevenção ações integradas e significativas dos profissionais e envolvidos (profissionais, educadores, alunos, familiares e comunidade). Acredito que somente assim, todos os os envolvidos neste questão poderão trazer ao campo prático uma realidade diferenciada.
ResponderExcluirBoa noite, eu não diria um anjo, pois acho que a responsabilidade do professor não é de proteger o aluno, mas ensinar, ensinar o que é ser um cidadão de bem, mostrando que o mal também existe, e que se a criança ou adolescente aprender a se responsabilizar pelos seus atos, logicamente se tornará um cidadão consiente de suas atitudes e consequências.
ResponderExcluirUma criança saudável aprende com mais facilidade.Portanto cabe a nós professores cuidar da saúde das crianças.
ResponderExcluirBoa tarde caros colegas.
ResponderExcluirO que identifico na figura é o seguinte:
A educação, a proteção e o cuidado são a base de tudo sem os quais não há desenvolvimento. Os pais professores são como uma equipe multidisciplinar que em suas interações tem contribuído para uma boa saúde. A saúde e a educação tem que estar sempre de mãos dadas onde as mesmas possam buscar o objetivo comum de que a educação e a saúde na escola é levar uma vida saudável em todos os aspectos. Saúde é fundamental a informação é tudo para que se tenha ter um bom desempenho.
Boa Tarde a todos!
ResponderExcluirMe identifico sim, com um desses anjos protetores no cartaz. Acredito que o papel de um professor não é apenas a transmissão de conhecimentos, mas de zelar pela qualidade de vida dos seus alunos. Temos sim, que nos envolver na criação de ações que promovam uma boa saúde na escola, não apenas porque somos educadores, mas porque como cidadãos temos que dar a nossa contribuição para a construção de um mundo melhor.
Como que o professor(a) não se identifica com essa figura? Porque na verdade, nós temos que fazer um papel de tutor das crianças dentro da escola, pois não recebem em casa instruções adequadas sobre coisas básicas como higiene pessoal, segurança, entre outras coisas, e temos que dar esse suporte ou melhor montar uma estratégia (disciplina) para tratar somente desses assuntos. E posso dizer que esse curso nos dará um suporte para tratarmos desta questão na escola e mudando o modo de ver esse problema da sociedade.
ResponderExcluircomo não nos identificarmos nesta figura, visto que muitas responsabilidades foram passadas para o (a) professor(a) ao longo de todo o tempo e hoje me deparo com tal situação, sendo responsabilizado(a) também por cuidar d saúde dos alunos.Sou professor(a) da S.R.M. do meu município e em pauta de reunião foi discutida a possibilidade desse do professor(a) relatar(laudo) um documento comprovando os déficits que os alunos sem laudo médico possam ter.Me preocupo com tal situação, penso ser de uma responsabilidade muito grande esta que nos querem passar, visto que não sou capacitada para tal, não quero jamais ter esse tipo de responsabilidade mas penso que com este curso estarei mais preparada caso se confirme essa possibilidade.
ResponderExcluirComo todos mencionaram acima, a saúde tem grande importância quanto ao desenvolvimento das potencialidades do aluno, por isso essa parceria entre educação e saúde é considerado relevante. Através dos cuidados e informações relacionados a saúde podemos detectar disturbios e evitar doenças que podem ser previnidas.
ExcluirOlá pessoal, alguém já recebeu alguma notificação da classificação para o curso ou ainda não saiu nada!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMilton, bom dia, postaram ontem no meu email e deve estar lá no seu também, a partir da próxima semana é bem provável que tenhamos a classificação, vamos continuar aguardando, beijo.
ExcluirSim, como professora da disciplina de Educação Física sinto a necessidade de orientar meus discentes para uma qualidade de vida melhor, buscar conhecimento em que possa ajuda-los quanto a prevenção de doenças e debater temas onde se possa trazer mais informações sobre politicas publicas na qual direcionem direitos a saúde, lazer, educação e outros...
ResponderExcluirBelezaaaa! A classificação saiu pessoal, agora é aguardar o início de mais uma nova etapa em nossas vidas, beijos pra todos.
ResponderExcluirOlá pessoal! Que bom que saiu a classificação do curso. Espero que o mesmo se inicie o mais breve, pois sendo assim, da até para aproveitar o período de férias para se dedicar melhor.
ResponderExcluirBoa sorte pra todos
Somos como anjos para as crianças e temos que estar sempre cuidando da saúde delas, dando uma qualidade de vida melhor para crescerem forte e ser um bom cidadão
ResponderExcluir