quarta-feira, 27 de março de 2013

Programa Saúde na Escola (PSE)


Prezados, Bom Dia!

Vocês já conhecem o Programa Saúde na Escola (PSE)?



Para conhecer mais sobre esse programa do Governo, pedimos que acessem o link abaixo. Esse link, descreve as principais dúvidas sobre esse programa. Acreditamos que essas questões irão colaborar consideravelmente para o seu conhecimento sobre o programa de uma forma simples.


Após a leitura do texto, pedimos que comentem a importância desse programa para a comunidade em geral.
Obs.: Para comentar, insira seu comentário na caixa de texto abaixo desse post e clique em publicar.

Link:
Perguntas Frequentes - PSE
Obs.: Para acessar, basta clicar no link acima.


180 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio que bom ver você por aqui... o trabalho feito por você no município de Juatuba com o Programa Saúde na Escola é um ótimo exemplo a todos que farão esse curso. Os entraves, sucessos e insucessos do programa, as limitações de informações não é surpresa para o nosso dia-a-dia. Serei sua colega de curso...
      Um abraço,

      Flávia Mariama

      Excluir
    2. Olá Fábio, muito prazer...que bom ter você no nosso círculo de aprendizagem...Acredito que vou aprender muito contigo...É isso!!! tenho sede de aprendizado, para levar até minha comunidade escolar tudo o que eles merecem e tem direito em relação à saúde...

      Excluir
    3. Estou muito feliz em realizar esse curso! Ja sou professora e acredito que me auxilará muito em sala da aula.

      Excluir
    4. Fábio, tudo bem.
      Através deste texto, temos informação muito rica, passamos a ter uma outra postura dentro do contexto escolar, não ficamos apenas a um pequeno grupo para escolher ou falar do que pode ou não comer, mas sim toda a escola envolvida neste contexto, trazendo para a comunidade conhecimento que podemos ter uma boa qualidade de vida, quando sabemos escolher o que é bom.
      É uma iniciativa bastante satisfatória para todos, onde teremos uma qualidade de vida bem melhor para todos.

      Excluir
    5. Olá Fábio! Que bom ter você conosco no curso! Fico muito feliz! Gostei muito do texto, e estou muito interessada em aprender mais sobre a saúde, que muito importante para a humanidade.

      Excluir
    6. Elaine Rafael,
      Boa noite! Fico muito feliz em ter você também com o grupo nessa jornada de aprendizagem e troca. Vamos aprender todos juntos, reconhecendo a contribuição de cada um.
      Grande abraço e boa sorte.

      Excluir
    7. Bom dia!
      olá Colegas,
      O Curso Educação e Saúde na Escola será de grande aproveitamento, pois com ele poderemos compreender a importância de orientar os alunos sobre a prevenção e conscientização dos processos de limpeza e coleta do lixo com objetivo e evitar doênças: como a Dengue...

      Excluir
    8. O PSE, visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade em geral, e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens das escolas públicas.

      Excluir
    9. Boa Noite! Fábio e colegas de Curso!
      Este curso Educação e Saúde na Escola, é de grande importância para termos maior conhecimento sobre Saúde Básica e qualidade de vida, com isso orientamos os alunos com maior segurança e propriedade nos assuntos abordados no decorrer do curso. Assim podemos orientar os jovens da Escola.

      Excluir
    10. dúvidas mais frequentes

      PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
      • O PSE – Informações gerais
      1. O que é o Programa Saúde na Escola - PSE?
      R.: O PSE é um programa Interministerial, do Ministério da Saúde e da Educação, e constitui estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo intersetorialmente as equipes de atenção básica, prioritariamente as equipes de saúde da família, e da educação básica pública. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, uniram-se para promover o desenvolvimento pleno dos escolares no âmbito da avaliação das condições de saúde, promoção e prevenção às doenças e agravos de saúde, formação de jovens e qualificação permanente dos profissionais de saúde e educação.
      • Como aderir
      2. O que é necessário para o Município participar do Programa Saúde na Escola - PSE?
      R.: O PSE será implantado por meio da adesão dos municípios que tiverem implantado equipes de Saúde da Família, conforme as normas preconizadas pela Política Nacional de Atenção Básica, articulados com os Estados e Distrito Federal, conforme Portaria nº 1910 de 8 agosto de 2011. O sucesso desse Programa se funda justamente no compromisso e na pactuação entre os entes federados e na articulação, em todas as esferas, dos setores Saúde e Educação. A participação se dá através de adesão pelo município, via preenchimento, no SIMEC (http://simec.mec.gov.br), de termo de compromisso com metas de implementação de ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde no território de responsabilidade. Anualmente o Ministério da Saúde publica uma portaria que define os critérios e identifica os municípios que podem aderir.
      3. Quais são os critérios para adesão dos municípios?
      R.: Os critérios estão relacionados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e porcentagem de cobertura da Estratégia Saúde da Família. Também podem aderir os municípios que possuem escolas que participam do Programa Mais Educação. Estes critérios são repactuados a cada ano pela Comissão Intersetorial de Saúde e Educação na Escola – CIESE
      4. Como eu fico sabendo que meu município está dentro dos critérios para adesão ao PSE?
      R.: A cada ano é publicada portaria com listagem dos Municípios que se encontra dentro dos critérios de adesão. A gestão federal do programa está trabalhando para universalizar o programa, a intenção é possibilitar a todos os municípios a adesão até o ano de 2015.
      5. Os municípios que foram contemplados nos anos anteriores e que não aderiram ao PSE têm como reverter à situação?
      R.: Sim, podem aderir em outro momento desde que siga as orientações legais da Portaria do ano de convocação da adesão.

      Excluir
    11. BOA NOITE!
      O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA ESTA SENDO UMA INICIATIVA POSITIVA AO MEU VER PARA O NOSSO FUTURO, AINDA TEMOS MUITO QUE AVANÇAR.
      ESTOU ADORANDO O MESMO.

      Excluir
    12. Olá Elisângela,

      Só estou passando pra ressaltar que as informações do site: PERGUNTAS MAIS FREQUENTES, refere-se ao ano de 2012. Para o ano de 2013 teremos algumas alterações.

      Porém gostaria de registrar que estou feliz em saber que vocês estão pesquisando mesmo sobre o conteúdo.

      um abraço,


      Flávia Mariama

      Excluir
    13. Bem lembrado, Flávia Mariama!
      É importante que todos conheçam o que ocorreu até o ano de 2012 em relação ao Programa. Estamos ansiosos para as novidades!
      Abraços a todos. Em especial para a minha companheira Flávia e nosso parceiro Fábio Aquino.

      Excluir
    14. Estou ansiosa para começar com essa temática que é de suma importância nos dias atuais

      Excluir
  2. Olá Fabio.
    Tudo bem?
    O texto que você enviou é ótimo. Mas eu gostaria de te dar uma dica, quando for colocar (enviar) textos se não foi você que escreveu, deve colocar a fonte de onde o texto foi retirado. Por exemplo:

    Fonte: http://www.portalhoje.com/noticias/saude-na-escola-609.html .

    Um abraço.
    JOsiany Vilene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josy.
      Tudo bem!

      Obrigado pela dica, porém não enviei o texto como meu, e sim para colocar para alguns que estão iniciando no PSE quais são as diretrizes do programa. Se ficou parecendo desta forma, justifico que tenho conhecimento das regras e da metodologia. Da próxima vez cito a fonte que ficará mais fácil a sua consulta OK.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá Fábio!
      Você é um profissional competente, ético e em que assuntos PSE você pode ser considerado uma referência.Tenho certeza que somente quis informar aos que tenham interesse sobre assunto citado. Assunto que vc trabalha e estuda a vários anos. Valeu pela dica!

      Abraço

      Excluir
    3. Olá Fábio.

      Em nenhum momento quis te diminuir; não o conheço e a minha intenção só foi de ajudar(ou orientar caso não soubesse), nada além disso. Mesmo assim me desculpe.

      Josiany Vilene.

      Excluir
  3. O PSE traz grande contribuição para a formação integral de estudantes através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento de pessoas que, por diversas razões, não têm essa capacidade desenvolvida e que, por conseguinte, se encontram em situação de risco, comprometendo assim o desenvolvimento de crianças e adolescentes nas escolas!

    ResponderExcluir
  4. O Programa é uma relação entre as diversas políticas públicas voltadas para a saúde e educação, assim como o educadores e profissionais responsáveis pela educação dos educandos, com a participação de toda a comunidade local, assim como a participação dos profissionais da saúde (PSF do bairro e Profissionais do município) para uma melhor integração e prevenção de alunos. Realizando um trabalho pleno desenvolvimento dos alunos no âmbito da avaliação das condições saúde, promoção e prevenção de doenças e agravos da saúde, formação dos jovens e qualificação permanente dos profissionais da saúde e educação. Realizando uma cooperação muita entre todos os envolvidos no processo saúde/educação, para um maior desenvolvimento dessas crianças, adolescentes e jovens quanto a ter uma saúde de qualidade e uma educação de formação real.

    ResponderExcluir
  5. O PSE é um canal para que, depois de habilitados, possamos ser agentes transformadores na comunidade escolar, contribuindo para o pleno desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dona Vanda, é um imenso prazer fazer parte desse grupo. Com certeza todos nós temos muita bagagem e experiências a serem divididas e aprimoradas pelo coletivo. Qual é seu município?

      Grande abraço e muita energia

      Fábio Aquino

      Excluir
    2. Também concordo Dona Vanda,vamos ser uma grande ponte de informações e contribuir com a formação de nossas crianças, adolescentes e jovens.

      Excluir
    3. Fábio Aquino, sou de Varginha.
      Elaine Cristina, obrigada por fazer parte do meu círculo no google. grande abraço.

      Excluir
  6. O PSE é um grande aliado para nós, educadores, pois ajuda na formação do conhecimento de nossos alunos e nas modificações de hábitos incorretos.

    ResponderExcluir
  7. O PSE é fundamental para que se inicie um processo de transformação, a começar pela educação em saúde dentro da educação escolar. Os ganhos com o programa são super otimista indo desde a prevenção de doenças até a formação de agentes multiplicadores do conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contigo Teco. Vamos todos ganhar com este programa. Que venha o curso!! Estou super ansiosa. Abraços

      Excluir
    2. Eu também estou muito ansiosa...

      Excluir
    3. O PSE veio para acessorar as escolas num processo de educação em prol de uma saúde de qualidade. É um programa que trabalha desde a prevenção e formação dos agentes de saúde juntamente com os educadores.

      Excluir
  8. A principal função do setor de educação é desenvolver processo ensino aprendizagem. Dentre as múltiplas funções do setor, torna-se essencial o desenvolvimento de projetos e ações de promoção da saúde para crianças, adolescentes, jovens e adultos, pois os setores de Educação e de Saúde possuem muitas afinidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Amélia, que bom também que já está por aqui, essa será mais uma veia de contato nossa.

      Beijos

      Excluir
    2. Oi Fábio!

      Fico feliz em ter vc por aqui!
      Espero poder aprender c vc e trocarmos experiências, pois sei que vc é referência neste tema.

      Beijos

      Excluir
  9. Boa noite!O PSE é um programa que cria vínculos com os diversos profissionais da educação e saúde com os escolares que atendemos. Vejo, como profissional de saúde, que este programa veio como peça primordial para compartilharmos experiências e assim organizar nossos atendimentos com mais respaldo. O programa está em fase de andamento em minha cidade e no meu trabalho. Mas desde o ano passado,quando realizamos a Semana de Saúde Integral, tenho obtido experiências relavantes nas escolas em que minha equipe e eu fomos acolhidos.Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Acredito que o PSE será sem dúvidas algo a acrescentar em nosso meio Educacional, até mesmo porque sempre buscamos parcerias com a Equipe do ESF e demais profissionais da saúde. Acreditamos que a saúde preventiva é a melhor forma de encontrar a forma. O bem estar: físico, mental e social. Sendo a escola uma instituição privilegiada pela sua organização, espaço de interação e promoção da vida. Torna-se imprescindível sua atuação neste cenário que se chama "Saúde".

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!
    Essa parceria entre os profissionais da educação e profissionais da saúde tende a estreitar uma relação que é mais do que necessária para a prevenção de diversos males causados pela falta de informações ou pela falta de ação.
    É realmente um programa muito importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Márcia, falta de informação pura. Mas nós estamos aqui para aprender e interferir nesta situação. abraços

      Excluir
  12. Estou muitíssimo feliz por relação de conhecimentos ,espero corresponder as espectativas de tudo que será ensinado, parabéns pela seriedade e competência do trabalho de toda equipe

    ResponderExcluir
  13. O PSE se apresenta de suma importância para comunidade uma vez que incentiva as boas práticas de saúde proporcionando melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no ambiente escolar. Além de Promover a aproximação da população com a Rede de Atenção Básica de Saúde.

    ResponderExcluir
  14. O PSE oficializa o trabalho em rede entre Educação, Saúde e Assistência Social, por isso a Escola é um espaço privilegiado e com capacidade de minimizar os riscos e prevenção de doenças, bemo como promover saúde física, psíquica e social, valindo o princípio de que saúde e educação é direito de todos.

    ResponderExcluir
  15. O PSE é um amplo e riquíssimo programa de oportunidade de interação e integração entre os profissional da sáude e educação, "não podemos mais seguir o modelo de trabalho em caixinhas" devemos sim atuar em conjunto como parte das diretrizes do programa que define a importância do trabalho de educação em saúde em conjunto com o conteúdo do projeto pedágogico escolar, assim o programa vem para descentralizar as ações favorecendo o alcance dos objetivos.
    Vale a pena ler e conhecer o DECRETO Nº 6.286, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2007.Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí pessoa, que bom que já está por aqui, será que esse fórum significa o início do curso ?

      Vamos esperar.

      Abração

      Excluir
    2. Que bom esse início, acredito que já estamos na preparação para o curso tão esperado.
      Será muito bom aprender aqui e com suas experiências também Fábio.
      Grande abraço.
      Fernanda Morais

      Excluir
  16. O PSE será muito bem-vindo nas comunidades, visto que,esta parceria entre saúde e escola já vem acontecendo há bem tempo em nossa comunidade. O PSF do meu Bairro já faz este trabalho juntamente com a escola.Todos os anos temos um dia de trabalho com a escola. Ali temos palestras para diabéticos, hipertensos, e outras doenças. Também orientações para os adolescentes através de doenças transmissíveis. Prevenção na odontologia e exposição. É um trabalho muito satisfatório que é feito pela SMSaude de Manhuaçu juntamente com o PSF. Também preventivos, aferição de pressão, etc. A nossa comunidade participa com muito entusiasmo. Tem dado muito certo a parceria entre saude e educação. O PSE só vai acrescentar benefícios à comunidade. Então que nós possamos recebê-lo de braços abertos. Abraços

    ResponderExcluir
  17. O Programa Saúde na Escola é de grande importância para a comunidade porque é voltada para crianças, adolescentes, jovens e adultos, ensinando na prevenção de doenças, muitas delas causadas pela falta de informação e regras simples de cuidados e higienes que muitos não têm conhecimento. Que bom que a gestão federal do programa tenha a intenção de até 2015 universalizar esse programa, é necessário que todos os municípios participem, pois o PSE é sério, transparente, acessível e visa melhorar a condição de vida da população.

    ResponderExcluir
  18. OLá!
    Esse foi o meu primeiro contato sobre o PSE. Acredito ter uma importância grande para a expansão da informação e esclarecimento da população sobre como atentar-se a sua saúde. Este curso vai acrescentar muito em meus conhecimentos de modo que eu possa contribuir para essa divulgação através do meu trabalho.
    Essa semana tive a oportunidade de incentivar uma aluna que faz tratamento na Unicamp a questionar sobre a quantidade de horas que ela dorme, (12h)por dia, se isso era normal para ela. Ela nunca teve a curiosidade de perguntar, sempre achou que era normal. Agora o(a) médico(a) orientou a fazer alguns exames.
    É bom poder ajudar alguém, só nos faz bem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, a fonte do texto publicado por mim neste fórum é a seguinte

    http://www.portalhoje.com/noticias/saude-na-escola-609.html

    Editada em 12/12/2012 as 15h48 - Por: Adryelly Tacoane
    Fonte: Ministério da Saúde

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio!

      Obrigada pela dica e espero que este curso inicie logo.
      Boa Páscoa p vc e sua família!
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Fábio,

      Muito obrigada pela dica.

      Abraço

      Excluir
  20. A parceria dos profissionais da área da educação e da saúde em prol de uma qualidade de vida mais digna a população, faz pensar em cidadania, com diretos e deveres... Direito a informação correta quanto a minimização e prevenção de doenças, dever em buscar, lutar por uma condição de vida melhor para todos, principalmente pelas crianças, jovens e pelos que estão na melhor idade.
    A informação é uma ferramenta importante que aliada ao conhecimento, contribui e muito na tentativa de melhorias, de transformação no contexto social de uma comunidade, e a escola certamente é o espaço/lugar para que aconteça as interações entre ensino e aprendizado, onde acredito que o PSE é de uma grande importância no desenvolvimento e na orientação e porque não de formação humana de nossos educandos e comunidade de forma geral.

    ResponderExcluir
  21. O PSE é um programa que integra a SAÚDE e EDUCAÇÃO, desenvolvendo ações preventivas que contribuem significativamente para o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

    ResponderExcluir
  22. É de suma importância o envolvimento da escola, alunos, professores, demais funcionários, comunidade escolar e equipes de saúde da família, que devem participar das políticas, ações educacionais e saúde. O programa visa orientar de forma adequada crianças, adolescentes, jovens e adultos na educação básica pública, tendo como intuito minimizar e prevenir doenças. Orientados, sensibilizados com informações básicas de saúde a tendência e melhorar o nível de saúde.

    ResponderExcluir
  23. O PSE é um programa muito interessante, ele faz a junção da saúde e da escola.Com isso demais informações são levadas para área escolar, orientando quanto as devidas prevenções; e como consequência tem o objetivo de minimizar e prevenir as doenças mesmo aqueles grupos que tem grande abrangência de algumas patologias são maiores.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite caros colegas,

    O Programa Saúde na Escola, vem como fonte articuladora entre o setor Saúde e Educação. Em 2012, as maiores dificuldades encontradas pelo setor Saúde foi a falta da interação junto a comunidade escolar e a limitação de informações. O Programa Saúde na Escola em 2013 será reformulado, assim que a nova portaria interministerial for publicada teremos informações sobre sistema, divulgação de informações complementares e recursos. A Semana Nacional de Mobilização Saúde na Escola contou com a participação de mais de 400 municípios do nosso Estado. Esperamos que esses municípios façam a sua adesão ao PSE assim que for liberado o link.
    Para a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) o ganho é muito grande, e tem trazido aos alunos um acompanhamento eficaz quanto a sua saúde.
    Ao longo do curso trocaremos mais informações.
    É um prazer estar com vocês.

    Flávia Mariama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, fiquei super feliz em saber que estamos juntos nessa caminhada. Será muito importante podermos colocar nossas alegrias e angústias em relação ao PSE, e juntos encontrarmos novos caminhos e maneiras de alavancar essa proposta.

      Obrigado por todo apoio prestado ao nosso município e juntos iremos enriquecer nossos conceitos e melhor aplicá-los.

      Tem alguma informação se o GTI do estado tem se reunido? Tentei falar com a Maria na ESP mas não consegui.

      Abraços

      Excluir
  25. Se tratando de tal eventualidade ou seja essa união da saúde e educação para formar o PSF, a população local tem somente a ganhar, pois identificamos os termos educação-saúde-qualidade-de-vida na interação de profissionais de áreas distintas, além de contribuir para uma nova forma de transmissão de conhecimento e formas de prevenção e de monitoramento em relação a saúde da região, contudo ganha tanto o profissional(transmissor) como a população(receptor).

    ResponderExcluir
  26. Como a maioria já disse, o PSE é uma porta de entrada para novos conhecimentos e para a busca de crianças, jovens e adolescente através da escola, abordando a Saúde no seu contexto geral, proporcionando a promoção de saúde e prevenção de doenças e maiores agravos.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia,

    A iniciativa do PSE é de fundamental para que os hábitos sejam mudados desde o ambito escolar, ja que, cada dia que passa as pessoas estao se tornado cada vez mais sedentarias devido as facilidades tecnologicas e os fast foods e começar a incutir a importancia da qualidade de vida e bem estar no ambiente escolar permitirar tanto os educando como os educadores e comunidade escolar, a questionar suas atitudes e que sejam transformadores da sociedade onde vivem.

    ResponderExcluir
  28. Espero poder aprender muito e colocar em prática em minha escola!

    ResponderExcluir
  29. O programa ao meu ver tem uma função de extrema importância pois reune várias frentes de colaboração e a escola é um dos principais eixos desses colaboradores, pois é onde o processo de sensibilização surte um efeito maior, e cada dia mais a situação da saúde requer uma atenção maior. A escola sensibiliza o aluno, que sesibiliza a comunidade escolar, que sensibiliza o município, que sensibiliza o estado, ... E assim conseguiremos mudar a situação, porque cada um tem que entender que se não fizer sua parte a tendência é piorar. Então é o momento de nos unirmos para que possamos fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.
      O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

      Excluir
  31. Boa tarde! Sou caloura no PSE. E estou ansiosa para conhecê-lo a fundo e poder trabalhar com o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walleria, também sou caloura e assim como você estou muito ansiosa para o início do curso.
      grande abraço

      Excluir
    2. Gente gostaria de dar as mãos as minhas colegas Walleria e Dona Vanda, pois também sou caloura no PSE. Estava lendo as dicas e fiquei encantada, um programa importantíssimo.
      Obrigada pela oportunidade.

      Excluir
    3. Olá Cândida Carmona, seja bem vinda então ao grande círculo que com certeza iremos formar.
      Grande abraço.

      Excluir
    4. Boa tarde Cândida!
      As dicas que estão sendo postadas são importantíssimas para o nosso trabalho.Eu também só passei a conecer o programa depois deste curso, no qual estou procurando me integrar e informar melhor. Conto com vocês!
      Um Abraço!

      Excluir
  32. O PSE é importantissimo, porque nas escolas é o local que reuni cidadãos de diversas regiões da cidade e muitas vezes de outras cidades, local de aprendizagem, é um dos o melhores locais para que a comunidade local participe para uma boa promoção da saúde ligada a prenvenção junto aos educandos.

    ResponderExcluir
  33. espero qprender cada vez mais e praticar em minha escola o que for aprendido.

    Marqueslaine Oliveira

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde,
    O PSE é de suma importância para as crianças,adolescentes e jovens pois vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos.Como citado.
    Quero estar atenta ao novo aprendizado.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! Apesar de estar me inteirando agora do programa PSE,percebo que ele é de suma importância não só no âmbito escolar como também em nossa sociedade, visto que educação e saúde são vias paralelas,de igual relevância. A prevenção e atenção à saúde está intimamente ligada ao pleno desenvolvimento de nossas crianças, jovens e até adultos, os quais hoje enfrentam de vários modos um deficit em sua qualidade de vida, refletindo de forma desastrosa em sua aprendizagem e desenvolvimento escolar. Portanto educadores, educandos,profissionais da saúde, familiares e o poder público, todos, desempenham papéis importantes neste projeto, cada qual colocando em prática sua função obteremos com êxito o sucesso do PSE.

    ResponderExcluir
  36. A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de pre¬venção e contribui no fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral, proporciona à comunidade escolar impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.

    ResponderExcluir
  37. Oi, o moodle é uma excelente plataforma. Estudo Matemática pela UAB, à distância e me intero muito bem com esse sistema. É perfeito. A interação é ótima. Abraços!

    ResponderExcluir
  38. O programa Saúde na Escola tem como importancia contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o PSE é um programa que com certeza fará a diferença entre os profissionais da saúde, educadores e educando, pois acreditando na saúde preventiva ajudará na conscientização para uma vida melhor.

      Excluir
  39. O programa saude na Escola , nos permitirá a conhecer o dia-a-dia dos nossos alunos e os problemas enfrentados por leles e por n´s professores.

    ResponderExcluir
  40. Esta integração Saude e Escola só tem a somar. Saude e educação em prol de uma melhor qualidade de vida para nossos educandos e famílias.

    ResponderExcluir
  41. No ano de 2012, o municipio onde moro realizou as atividades do programa. No entanto, eu não tinha conhecimento de como se deve dar o desenvolvimento de tal programa que por sinal na é de fundamental importancia para o desenvolvimento integral de jovens, adolescentes e crianças. Parceria entre educação e escola é de fundamental importancia para o crescimento da comuniade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Valéria. Na minha cidade ainda não foi implementado esse programa. Achei muito interessante a proposta. E você acha que teve um bom resultado na sua cidade?

      Excluir
  42. O PSE é um programa muito bem estruturado teoricamente, suas diretrizes são claras e bem articuladas entre Saúde e Educação.O que me preocupa ainda um pouco é o envolvimento da Educação, temos que ampliar muito nosso espaço dentro do ambiente escolar. O fortalecimento do GTI- municipal, com profissionais de educação, saúde e vários outros setores, muito nos ajudará na execução das diversas atividades propostas pelo PSE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fábio você tem toda razão, em um PSE em que tenho acesso, vejo que a equipe da educação pouco atua, ou seja quase nada. Talvez encontraram um item que venha a colocar somente a saúde com a parte prática, e a educação simplesmente disponibilizando somente o espaço físico. Acredito eu, que a minha fala causará muita polemica entre todos os nossos colegas que irão defender a educação, quero deixar claro que não sou contra a educação e nem a favor da saúde e sim no bem estar de toda a população, contudo vejo que precisa de uma intervenção política para solucionar esses problemas no meu município (SL). Assim acredito que esse curso nos dará uma grande fonte de argumentos para cobrar a efetivação e execução correta do PSE .

      Excluir
    2. Olá Milton, boa noite !

      Fico tranquilo em perceber que minha visão não é única. Sei que na maioria das situações, o pouco envolvimento da Educação até se explica e se justifica pela própria falta de conhecimento do Programa e sua dimensão. A saúde também precisa envolver mais a Educação, saber levar o PSE até o ambiente escolar, provocar essa integração e esse envolvimento. O próprio nome Saúde na Escola parece ser uma ação da Saúde e que a escola entra penas como cenário dessa ação. Porém pelo pouco tempo que temos nesse programa aqui em nosso município, já ganhamos muitos parceiros na Educação e acredito que com a iniciativa deste curso, aumentaremos nossa rede de apoiadores, pois pelo que percebo, este curso está com muitos profissionais da educação, iremos fortalecer essa parceria e obter muitas conquistas.

      Excluir
  43. Boa noite,

    Este é o meu primeiro contato. Quero parabenizar esta equipe pelo blog, como ferramenta para disseminação de conhecimento, ações e boas práticas na área da saúde e educação, além de promover o intercâmbio entre profissionais das duas áreas.

    Aproveito ainda para ratificar o entendimento de alguns colegas de que a escola é um espaço privilegiado para fomentar práticas educativas na prevenção/promoção da saúde, pois, acredito que tais ações poderão ter um impacto positivo, através da aquisição de conhecimentos, mudança de hábitos e estilo de vida, além de estimular o protagonismo dos indivíduos da sociedade em áreas tão importantes como educação e saúde.

    Espero aprender muito com vocês.

    ResponderExcluir
  44. Feliz Páscoa a tod@s! Muita saúde e paz!!!!

    ResponderExcluir
  45. Bom Dia todos!!!
    O Programa Saúde na Escola é um projeto muito bom, onde eu como enfermeira consigo interagir com as crianças e principalmente diagnosticar alguns problemas da infância e adolescência, podendo agir e poder tratar cada vez mais cedo esses problemas.Além disso estar diretamente ligada com a comunidade, através de palestras educativas, visando a melhoria de qualidade de vida de todos ali envolvidos.

    ResponderExcluir
  46. Ola,Bom dia !!Tenho certeza que este curso será muito proveitoso para nosas vidas social e profissional.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia! O programa Saúde na Escola é muito interessante pois trabalho em escola como Professora de Educação Física, e vejo crianças com tantos problemas de saúde que poderiam ser amenizadas e detectadas com esse Programa. Essa para conhecermos mais sobre o assunto e para termos mais conhecimento no assunto.

    ResponderExcluir
  48. Cada vez que entro neste fórum, vejo os comentários e fico feliz em ver tanta gente empenhada na causa do PSE. Realmente o PSE é fascinante, mas precisamos nos colocar de forma mais ativa em relações a algumas situações que interferem no andamento das atividades deste programa.
    O Ministério, tanto da Saúde como o da Educação deixam muito a desejar no que se diz respeito ao PSE. Para vocês terem noção do que estou tentando colocar. O município que trabalho aderiu ao PSE em 2010 e até hoje 2013 nunca recebemos nenhum dos materiais (Kits) elencado na pactuação. Tantos os profissionais da Educação quanto os da Saúde encontram inúmeras dificuldades em realizar suas atividades por falta de apoio material. Acredito que com este curso, iremos nos fortalecer, nos organizar para juntos tentarmos amenizar tais situações.

    ResponderExcluir
  49. O Programa Saúde na Escola contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Ter mais conhecimento sobre o assunto só vai acrescentar para o nosso desenvolvimento na escola.

    ResponderExcluir
  50. Estou ansiosa para iniciar esse curso. O Programa saúde na escola tem que ser entendido como estratégico para se ter acesso aos escolares ( na sua maioria adolescentes), fase que não se vê rotineiramente nas unidades de PSF. Sou Enfermeira e é realmente um desafio!!!!

    ResponderExcluir
  51. Colegas,

    Creio a citação abaixo é um esclarecimento sucinto, mas bem esclarecedor:

    "A proposta de coordenação do PSE por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais
    é centrada na gestão compartilhada, numa construção em que tanto o planejamento
    quanto a execução das ações são realizados, coletivamente, de forma a atender
    às necessidades e demandas locais. As decisões são compartilhadas por meio de
    análises e avaliações construídas intersetorialmente. O trabalho no GTI pressupõe,
    dessa forma, interação com troca de saberes, poderes e afetos entre profissionais da
    saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais.

    Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=38949&janela=1

    Então, trata-se de um esforço comum em que todos deverão interagir, exercendo seus papéis no intuito de alcançarmos sucesso neste Programa de Saúde na Escola.

    ResponderExcluir
  52. Achei de grande valia as informações. Espero poder fazer parte desse grupo para que possamos aprimorar o nosso trabalho. Além de proporcionar melhores recursos ao nossos alunos; fazendo com que sejam disseminadores do que aprenderem.

    ResponderExcluir
  53. Que felicidade!
    Vejo que a maioria está atenta ao conteúdo disponibilizado no site do Ministério da Saúde.
    Como o Fábio Aquino disse tivemos dificuldades quanto a entrega de materiais nesse ano que se passou,porém segunda a equipe nesse ano não teremos essa dificuldade.
    Quanto a colocação quanto ao GTI creio que este grupo é de primordial importância para o sucesso das ações planejadas para o programa.

    um abraço a todos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariama, que bom saber que este ano não haverá atraso na entrega dos materiais. Estamos confiantes por aqui. Principalmente agora que o PSE aumentou o público de cobertura para a faixa etária de 0 a 19 anos, isso aumentou muito nosso trabalho.

      Feliz domingo de Páscoa para vc e sua família.

      Excluir
  54. A escola é um espaço muito importante para a comunidade e precisa muito de pessoas competentes e com conhecimentos específicos para trabalhar a favor dela. O PSE é uma ótima oportunidade para que possamos aprender mais um pouco de como lidar com seres humanos e trata-los de forma digna, conhecendo também suas necessidades. Espero e sei que através do meu esforço e desse curso, terei muito de mim a oferecer. Parabenizo todos que irão fazer parte do curso PSE.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto é bem pertinente quanto o que é o PSE e seu alcance o que é maravilhoso! Não conheço a prática deste no contexto escolar e espero com o curso ver essa realidade.

      Denise Leal

      Excluir
  55. Boa Noite a todos!É bom ver que nossa turma é tão comunicativa e cheia de vontade de aprender!
    Espero que o curso abra nossas mentes e nos dê muitas idéias para desenvolver belos trabalhos! Muitas vezes as crianças e jovens veem de famílias onde o conceito de saúde é precário e mal formado. E é na escola que estes alunos aprendem a evitar doenças, hábitos de higiene e podemos identificar problemas que a família não percebe! Trazer as famílias pra dentro deste projeto, pra dentro das escolas para participar será muito válido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carla!Também fico feliz pela turma ser tão comunicativa pois esse aspecto é muito importante no curso. Tem muita gente que esquece de participar das discussões e até de trabalhos em grupo na EAD, e a disciplina e dedicação é muito importante para conseguirmos realizar o curso com exito.

      Excluir
  56. Boa Noite!

    Sou graduada em Psicologia, e participo de um trabalho voluntário com crianças e adolescentes. Percebo o quanto a educação é o caminho, para mudanças internas de cada indivíduo. O programa PSE é novo para mim, não tinha esse conhecimento que o texto expoem. Mais fiquei surpresa com essa iniciativa, e acredito ser muito valida, para ocorrer mudanças em relação a qualidade de saúde das pessoas. Adoro a aréa social, e acredito que muitas iniciativas, assim como o PSE pode gerar mudanças e transformações, muito gratificante e benéficas para os próprios cidadãos. Desejo aprender muito, sobre este programa, e penso colocar em prática as minhas crianças e adolescentes, o qual eu e companheiros trabalham comigo.
    Boa Noite a Todos!
    Mariana Lacerda

    ResponderExcluir
  57. Anciosa demais em relação a esse curso.

    ResponderExcluir
  58. Site com todo material do PSE


    http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php

    Abraços

    ResponderExcluir
  59. A importância do PSE para a comunidade em geral é baseado no atendimento prioritário dado aos escolares quanto à promoção e prevenção às doenças e agravos da saúde.
    Em 2012 o trabalho realizado pelos GTIs em nossa escola foi muito significativo, uma vez que, abordou o tema "prevenção da obesidade". A obesidade é uma realidade em todo contexto escolar e a informação é o melhor meio para minimizá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adélia muito interessante sua colocação. E aproveitando seu comentário gostaria de ressaltar a todos os profissionais da Educação que há uma diferença entre prevenção e promoção. De forma simples temos: PREVENÇÃO - Previne-se doenças;
      PROMOÇÃO - Promove-se saúde.
      Segue um link muito interessante utilizado no nosso trabalho da construção da nova política estadual de Promoção à Saúde de Minas Gerais: http://www.youtube.com/watch?v=vhfWSwhVSbg.

      Um abraço a todos...
      Estou anciosa pelo início do nosso curso... :)

      Excluir
  60. Bom Dia a todos.
    Este PSE chegou mostrando que a saúde da criança na fase escolar é de total importância para sua aprendizagem.
    Ajudando a nos professores, equipe escolar e comunidade que essa criança tenha acesso a uma melhor qualidade de vida, resultando assim em um aprendizado satisfatórios a todos.
    Uma união na prestação de serviços aos nossos alunos, na prevenção de doenças e promoção a saúde.
    Estou ansiosa para aprender mais sobre PSE.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  61. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

    O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

    Referências: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14578%3Aprograma-saude-nas-escolas&catid=194%3Asecad-educacao-continuada&Itemid=817
    Existe uma parceria entre educação e saúde em prol de uma vida mais saudável em termos de conscientização e prevenção das doenças.

    ResponderExcluir
  62. O programa PSE é uma ótima oportunidade de melhoria na área educacional e já que o país está passando por inovações e transformações nessa área,esta é mais uma forma de oferecer a todos uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  63. O PSE, por ser um programa de junção entre os setores da Educação e Saúde, é de extrema importância em meio ao cenário atual de crescimento da obesidade e presença do sedentarismo em faixas etárias cada vez menores. Todavia, é fundamental ressaltar que o apoio da educação ainda é insuficiente, no que diz respeito às ações da saúde realizadas no ambiente escolar. Somando-se a isso há a falta de recursos materiais e didáticos para a maioria das atividades realizadas, o que dificulta a realização de um trabalho mais efetivo. Mas, acredito que iniciativas, como essa, de criação do curso, também, possam sirvar de base para que os governantes invistam de maneira mais sólida, de forma que esse não seja um programa que se traduza em mudanças superficiais, mas que contribua, de fato, na melhoria da qualidade de vida dos escolares e da comunidade escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina,

      concordo plenamente com todas as suas palavras, se observar meus comentários anteriores, compartilho as mesmas deficiências citadas em seu comentário. Realmente estou depositante um crédito neste movimento do curso e acredito que será um somatório de idéias e forças, para juntos podermos cobrar um suporte decente ao Programa por parte de seus idealizadores e com isso oferecermos um PSE de mais qualidade.

      Excluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Vejo que esse espaço já é um sucesso!!! Compartilhar ideias, construir novos conhecimentos em equipe é muito bom. Abraços, Feliz Páscoa, bons e frutíferos estudos para todos nós!

    ResponderExcluir
  66. Muito bom este texto pois explica bem o programa e suas formas de desenvolvimento,mostrando como pode usar os recurso em prol da escola e da comunidade em geral.Visando em primeiro lugar a saúde.

    ResponderExcluir
  67. Conhecimento sem fronteira, o programa de educação a distância é um sucesso, é a tecnologia utilizada para benefício de muitas pessoas. Encurtar as distâncias, flexibilizar as metodologias de ensino-aprendizado e democratizar o acesso à educação, por estes e outros benefícios, a Educação a Distância é uma das mais promissoras formar de ensino e já é utilizada pelas principais instituições. è muito bom fazer parte deste método de ensino e de aprendizado!!

    ResponderExcluir
  68. O Programa de Educação e Saúde na Escola evidencia a necessidade dos profissionais de saúde de atuar como educadores,ainda mais em ambientes escolares onde há uma grande difusão do conhecimento que reflete nas famílias dos estudantes e na comunidade.A educação eficiente é aquela que se inicia pela base e acredito que essa base é a escola..
    Espero que o curso venha a contribuir para atuarmos de forma eficaz, educando frente aos problemas de grande relevância que atingem a população como :diabetes,hipertensão,obesidade,doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

    ResponderExcluir
  69. Olá Pessoal,

    A prosa está ótima no Blog, mais alguém tem notícia a quanto anda o processo seletivo ?

    Quando realmente esse curso vai iniciar ?

    Precisamos de nos encontrar para concretizarmos todas essas idéias concordam ?

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Josy, bom dia!

      Primeiro gostaria de desfazer o mal entendido, em nenhum momento senti que vc tenha tido a intenção de diminuir minha pessoa, mesmo porque seu comentário foi super pertinente ao erro que cometi. Logo abaixo eu coloquei o link do texto para ficar fácil o acesso. Esse Blog é realmente para crescermos e tudo isso faz parte, agora ficarei mais atento às referências.
      Grande abraço e tenha um ótimo dia.

      Excluir
    3. Bom dia Fábio!
      Esta tudo tranquilo. Um abraço e uma ótima tarde.

      Excluir
  70. Boa noite,
    Acho o curso uma proposta muito interessante e renovadora, pois devemos estar mais atentos às nossos alunos. A escola além de ambiente de aprendizagem e ensino também pode ser de saúde. Na minha cidade ainda não foi implementado esse Programa e não o conheço na prática, mas desde já me interesso por ele eh o achei muito importante.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite,
    Penso que o Programa Saúde e Educação no contexto escolar,vem aprimorar ainda mais a qualidade do ensino aos educandos,e viabilizar ao educador maiores possibilidades de conhecimento dentro da temática saúde na escola,essa integração certamente fortalecerá o desenvolvimento de aprendizagem e ensino.

    ResponderExcluir
  72. Sr. Fábio e toda Galera,
    Boa noite! É muito importante termos pessoas como vc para troca de experiências.
    Abraço a Todos.
    Israel G. Almeida

    ResponderExcluir
  73. O programa de educação e saúde na escola é de suma importância tanto para os educandos quanto para os educadores, pois, aconselham sobre questões muito importantes da saúde, fazendo assim, com que ocorra maior interação entre as partes.

    ResponderExcluir
  74. O PSE, veio para somar.para melhorar a qualidade de ensino/aprendizagem.Esta parceria,com certeza é de suma importância nos dias atuais,no ambiente escolar

    ResponderExcluir
  75. Olá bom dia!

    Sou uma pessoa curiosa e como propósito de entender mais sobre o que era "PSE",pesquisei e já tinha lido sobre esse novo trabalho .Nas escolas precisam disso e com uma boa equipe(professores,psicólogos e assistentes sociais e médicos etc...).Uma foram de trabalhar não só a educação mas implementar a saúde .
    Excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta equipe multidisciplinar juntamente com a saude Regina, também nos ajudarão na avaliação dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e que ja foram encaminhados para o profissional da saúde e mesmo assim continua sem progresso devido falta de informação adequada de como trabalhar esta dificuldade.

      Excluir
  76. Bom dia pessoal,

    Estou um pouco atrasada, mas espero alcançá-los durante o percurso deste curso. Trabalho em uma escola estadual de 1º ao 5º ano e espero que este curso venha a acrescentar na minha prática pedagógica. Sabemos da importância da conscientização das crianças, adolescentes, jovens e adultos sobre questões básicas de saude. Muitas doenças, contágios podem ser evitados adotando atitudes preventivas. Tenho certeza que através de curso irei aprender novas práticas e métodos de manter e conservar a saude com uma boa qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  77. OLÁ PESSOAL,

    FIQUEM ATENTOS PARA O PRAZO DE ADESÃO DE SEU MUNICÍPIO AO PSE. QUEM NÃO SABE AINDA SE A ADESÃO FOI FEITA, PROCURE O GESTOR DA SECRETARIA DE SAÚDE E CONFIRME OK.
    NÃO PERCAM O PRAZO E A OPORTUNIDADE.

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só gostaria de ressaltar que a portaria ainda não foi publicada. Os municípios terão que aguardar por esta publicação. Um abraço,

      Excluir
    2. Mariama, boa noite !

      Me ajuda a entender uma coisa. Este ano a portaria vai contemplar todos os municípios que tiverem interesse ? Independente de atenderem a critérios específicos, tipo IDEB ?

      A adesão não será mais feita via SIMEC, pelo que entendi será realizada pelo gestor com sua senha, é isso mesmo ?

      Aliás, minha preocupação em relação à adesão é por esses motivos. Recebi um email falando das datas de adesão. Depois te repasso OK

      Abração

      Excluir
    3. Olá Fábio.
      Me explique um pouco mais como funciona a adesão, como fico sabendo se meu município já aderiu?

      Aguardo respostas.
      Um abraço.

      Excluir
    4. Olá Josy,

      O Link abaixo tem um passo-a-passo exolicando todo o processo de adesão OK

      Abraço

      http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Apresentacao_videoconferencia_adesao_PSE_f.pdf


      Excluir
    5. Olá Fábio.
      Muito obrigada.

      Abraço.

      Excluir
    6. Olá Josy, boa tarde

      Acompanhe pelo link: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/area.cfm?id_area=1828, o mesmo divulga todas as informações atuais sobre o programa ( adesões,formulários etc).
      Sugiro TODOS os colegas verificar.
      Grande abraço

      Excluir
  78. O PSE é de grande importância para a comunidade com expansão de informações, voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos.
    A informação é uma ferramenta fundamental que, aliada ao conhecimento, contribui no desenvolvimento de ações preventivas ,no espaço comunitário e escolar,trazendo orientações e formação humana para nossos docentes.

    ResponderExcluir
  79. Acho o PSE de grande valia para a formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Já trabalhei com o programa, como nutricionista, e vi como é proveitoso para as escolas que o aderiu. São trabalhados temas atuais, como: Obesidade, buling, DSTs... Os participantes passam por avaliações clínica e nutricional, aproximando assim, a saúde das escolas. Ótima iniciativa e incentivo do Governo!!!
    Estou na expectaviva para saber mais sobre o Programa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  80. Aqui na minha Comunidade o Programa está começando este ano,só que ainda não tem o profissional da educação.

    ResponderExcluir
  81. O PSE é um canal para a comunidade escolar que vem a permitir a experimentação a acesso aos alunos a ampliar o conhecimento a serviços e ações à saúde familiar.

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Prezados, como foi boa a a criação desse espaço de interação, mesmo antes de iniciar o curso, para nos conhecermos melhor.
    Abraços a todos. Em especial para a minha companheira de trabalho Flávia e nosso parceiro Fábio Aquino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suellen, boa noite,

      Que bom ter você com o grupo, com certeza seus conhecimentos, experiências, muito nos ajudarão nessa construção coletiva.

      Excluir
  84. Sou profissional da saúde e da educação, certamente será muito útil o curso, conheço a proposta PSE e tenho certeza que aprofundar meus conhecimentos será ótimo... principalmente porque coordeno uma escola filantrópica, em uma instituição que preza e muito a educação e saúde. Tenho certeza que o PSE será uma oportunidade valorosa no entendimento mais significativos de ações direcionadas ao profissional da educação, e uma integração real da saúde e educação.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia colegas!
    O que dizer do PSE a não ser ele se efetivamente aplicado será sempre um sucesso? Quem ganha? Toda uma comunidade, portanto, nossa responsabilidade é muito grande. A opção de escolher fazer um curso como o que está sendo proposto significa dizer que estaremos prontos a contribuir com o processo de educar nossas crianças e jovens para um vida com saúde.
    Abç a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você Marcia, pois as nossas crianças como diz, estão precisando serem orientadas a todo momento.

      Excluir
  86. BOA NOITE!
    VCS NÃO IMAGINAM A MINHA ANSIEDADE P/ INICIAR ESTE CURSO, POIS TRABALHO EM UM PROJETO SOCIAL E REPASSAR TUDO QUE EU APRENDER SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS.

    ResponderExcluir
  87. O PSF realmente se faz muito importante, pois, ajudará na prevenção da saúde da criança, adolescentes, jovens e docentes. Além de prevenir esse programa poderá auxiliar no tratamento de patologias já existente e ainda "ocultas", uma vez que algumas doenças não são identificadas pelos alunos devido a falta de informação de seus sintomas.

    ResponderExcluir
  88. Estou muito feliz com esse espaço,pois assim interagimos mais e trocamos ideias e duvidas geradas ao longo do curso.

    ResponderExcluir
  89. O PSE é um programa realmente muito interessante para toda comunidade, visto que na composição do seu nucleo estão inseridos os profissionais da saúde e da educação, setores de fundamental importancia para o desenvolvimento do ser humano.Sou professora na area da Educação Inclusiva e espero aprender muito neste curso.

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde!!

    Já estou ansioso pelo iníco do curso, pois por ser um programa muito importante para as escolas, é também uma novidade muito boa para mim e por isso já selecionei os dias os quais poderei me dedicar totalmente ao curso. Sabemos que, por ser um curso à distância é preciso de muita disciplina quanto ao tempo e muita dedicação.


    Abraços!!

    ResponderExcluir
  91. Como saberei se o meu município aderiu ao projeto? Moro em Sete Lagoas e trabalho também na região de Jequitibá MG. Quero acompanhar vcs, estou um pouco perdida sobre o assunto.

    SDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite pessoal!
      É com grande expectativa que estou realizando este curso, uma vez que sou professora de Ciências de uma escola municipal na minha cidade.
      Confesso que é a primeira vez que leio sobre o PSE e acredito que a realização desse curso vai fazer muita diferença na execução do meu trabalho como educadora e espero que a minha postagem ajude a outras pessoas também a conhecerem um pouco sobre este programa.
      Programa Saúde na Escola (PSE)
      O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. É um esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno desse público.
      O Programa Escola com Saúde possui equipes com profissionais especializados nas áreas de avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e saúde e higiene bucal. Outras ações da iniciativa são a promoção de alimentação saudável, orientação do calendário vacinal, prevenção do uso de álcool e drogas pelos estudantes e familiares, promoção da saúde sexual e reprodutiva, além de encaminhamentos para atendimento de consultas especializadas, atendimento psicológico e distribuição de óculos.
      Abraços,

      Excluir
    2. Edileuza,

      Eu também sou professora de biologia/ciências em uma escola estadual da minha cidade, fiquei muito interessada nesse curso e estou ainda mais interessada quando percebi o quanto poderei ajudar a população diretamente ligada a escola. Gostaria de maiores esclarecimentos sobre como esse projeto melhorará a qualidade de vida dessa população.
      Edileia

      Excluir
    3. Oi, Luciene de Fatima!
      Bom dia!
      Trabalho junto com a Flávia Mariama (que já postou importantes informações aqui)na Coordenação do PSE em nosso Estado. A partir deste ano de 2013 todos os municípios que se interessarem poderão participar do Programa. O processo de adesão ainda não foi aberto e devemos esperar a publicação de Portaria de Adesão pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Você pode se informar nas secretarias de saúde e de educação do seu município quanto à adesão. Você também pode trabalhar no intuito de sensibilizar os gestores sobre a importância do PSE e dizer que tem interesse em participar do GTI-M a fim de participar da organização, planejamento e execução das ações de forma direta. Acho importante que você participe, uma vez que, provavelmente, fará esse curso, podendo, desta forma, contribuir e se inteirar das ações.
      Abraços!
      Suellen.

      Excluir
  92. Oi, Sete Lagoas aderiu sim ao programa, as escolas são: E.M. Professor Vasco Damião, CEMEI Paulo Moreira da Costa, E.M. Helena Rodrigues Branco, CEMEI Dr. Juvenal M. de Barros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milton,
      Como eu fico sabendo se Montes Claros aderiu ao programa e se a escola em que trabalho (estadual) esta incluída?

      Ediléia

      Excluir
    2. Oi Ediléia tudo bem?
      Dê uma olhadinha no COSEMS MG ( Conselho de secretarias municipais de saúde de MG)

      Excluir
    3. Oi, Milton!
      Na verdade a adesão que foi realizada neste ano de 2013 é a da Semana Saúde na Escola, uma vez que o Programa Saúde na Escola ainda não foi iniciado. Outras informações sobre a Semana Saúde na Escola podem ser acessadas no link: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=41961&janela=1
      Abraços!
      Suellen.

      Excluir
  93. Boa noite a todos participantes do curso

    ResponderExcluir
  94. Ola colegas da educação e saúde!!!
    Vejo que enfim começamos a tratar a saúde e a educação pela raiz do problema ; Ao educamos a nossa população na prevenção e tratamento adequado das doenças e não deixando que a população chegue ao estado grave de necessitar dos “postos de saúde”(postos de doenças) e hospitais todos nos ganhamos,pois, o melhor sempre foi o remediar. E como a saúde e a educação sempre foram os últimos setores a ser beneficiados pelos nossos governantes esta é uma boa iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, você falou certo são (postos de doenças) e as vezes as pessoas não tem onde busca ajuda, este é o nosso pais.

      Excluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Olá!


    O PSE é um programa criado com o intuito de favorecer a todos os alunos com relação a saúde e melhorar a qualidade de ensino do mesmo. Com isso a família também faz parte do benefício,pois através do programa é possível constatar qual a dificuldade que o aluno está tendo durante sua aprendizagem, como por exemplo: "Um problema de visão", como acontecia muito na minha época de colégio e infelizmente se os pais não tomassem posição quanto a saúde de seu filho, a escola não tinha uma direção a tomar a não ser, mandar bilhetes para os pais para que tomassem tal providência. Em muitos casos os pais não faziam nada por não terem recursos financeiros e a saúde do aluno ficava a desejar.
    Graças as mudanças da LDB e ao ministério da saúde e educação que vem batalhando para oferecer uma educação de qualidade para todos, é possível perceber essas diferenças. Mas para melhorar, é preciso a participação de todos. Acredito que com este curso de capacitação, é possível abraçar melhor esta causa e conhecer melhor nossos alunos ajudando assim na prevenção da saúde.

    ResponderExcluir
  97. ola, Boa tarde,pessoal!
    O PSE, acredito eu, que será ou é um programa de auto ajuda para nossa comunidade escolar, pois, ajudará a diagnosticar, doenças de distúrbios de aprendizagem que crianças e pais não sabem que as tem, entre outras doenças. Além disso favorece no aprendizado do aluno, pois, criança "doente", ou seja, com algum problema não se desenvolve bem, assim, esse programa será de fundamental importância na vida dos profissionais .Será uma novidade muito especial pra mim e aguardo ansiosa pelo inicio do curso... Até mais e abraços a todos!

    ResponderExcluir
  98. Bom dia a todos!
    Com a cobertura das creches e pré escolas no PSE a partir desse ano, podemos fazer muito mais saúde educação. Será um sucesso!!!

    ResponderExcluir
  99. Bom dia...!
    O PSE proporciona uma grande contribuição para a formação integral de estudantes, com as diversas políticas públicas voltadas para a saúde e educação, realizando um trabalho pleno de desenvolvimento dos alunos no âmbito da promoção e prevenção de doenças, formação dos jovens e qualificação permanente dos profissionais da saúde e educação.
    As vantagens do programa são otimista indo desde a prevenção de doenças até a formação de agentes multiplicadores do conhecimento, para crianças, jovens e adolescentes e adultos, acredito que o PSE é sem dúvidas algo à acrescentar em nosso meio Educacional incentivando as boas práticas de saúde proporcionando melhoria do desenvolvimento integral no ambiente escolar.
    Pois a escola é um espaço privilegiado para fomentar práticas educativas e acredito que tais ações poderão ter um impacto positivo na vida dos docentes, a mudança de hábitos e estilo de vida é de grade ajuda tanto para quem ensina e quem apreende.

    ResponderExcluir
  100. Bom dia, pessoal!
    O resultado do curso saiu? Não recebi nada.
    Obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  101. Espero poder aplicar o aprendizado na evolução da minha capacidade de ensino-aprendizagem e que eu possa interagir melhor com a comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  102. Gente, novidades quanto ao início do curso? Estou mega ansiosa!

    ResponderExcluir
  103. Jacinta Silva
    Fiquei feliz de ser selecionada para o curso, acho que será de grande importância para o meu trabalho. Até breve!

    ResponderExcluir
  104. Olá Pessoal, boa noite.

    Recebi uma mensagem hoje da coordenação do curso, acredito que tenha sido enviada para todos, mas somente com o intuito de informar e acalmar os anseios de alguns, segue anexo o e-mail.


    Prezado(a) Candidato(a), Boa Noite!

    Informamos que o resultado do processo seletivo para cursistas do Curso Educação e Saúde na Escola da UFMG ainda não está disponível.

    Como informado anteriormente, estamos aguardando uma liberação do MEC para iniciarmos o Curso. Não temos previsão que essa liberação seja dada nos próximos 15 dias. Mas, acreditamos que até o final desse mês já teremos uma posição mais clara. Assim, contamos com a sua compreensão para aguardar essa liberação.

    O resultado do processo de seleção será informado pelo e-mail cadastrado. Somente após o envio do resultado será disponibilizado o acesso ao Moodle do CAED. Não se preocupe, pois sua inscrição será feita automaticamente nesse site.

    Fique atento ao seu e-mail cadastrado, pois todas as novas informações serão enviadas por meio dele. Sendo assim, pedimos que aguarde as próximas instruções que serão repassadas por e-mail.

    Contamos com a sua compreensão.


    Boa noite a todos e espero ter contribuído

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fábio, boa tarde!
      Obrigada por informar.
      Kelli

      Excluir
  105. É a primeira vez que participo de um curso a distância e acho interessante por ser de educação na escola,pois tenho dois filhos na escola ,um com 17 anos e uma com 2,9 meses. Vou me empenhar o máximo para preencher todos os requisitos do curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nice!

      Estou tentando acessar este blog e ver se atende às respostas.

      Sérgio...

      Excluir
  106. O PSE favorecerá diretamente a aprendizagem dos alunos uma vez que esta depende, dentre vários fatores, da boa saúde do educando. Além disso, suas famílias também serão beneficiadas principalmente pelas informações a quais terão acessos! Portanto, a capacitação dos docentes é imprescindível para o sucesso do Programa...

    ResponderExcluir
  107. Olá colegas, quero compartilhar com vocês uma linda mensagem de reflexão sobre ensino, que acredito que podemos também entende-lá como um alerta a algumas formas de promoção não só da educação mas da saúde também.

    "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

    Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

    Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

    Rubem Alves

    ResponderExcluir
  108. Olá Edileuza, boa tarde!

    Gostaria de saber quais são as novidades sobre o início do curso. Estou ansiosa para saber quando começa, como vai ser as atividades e as novidades para a prática dentro da escola.

    Abraços,

    Edna Sfalsíni - Governador Valadares - MG

    ResponderExcluir